Em solenidade na manhã desta sexta-feira (05), o presidente da Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe, município localizado no território do Jacuípe, José Silvestre Nunes da Silva (PCdoB), mais conhecido por Zil do Barreiros, entregou a ampliação da sede do Poder Legislativo, situado à Rua José Almir de Oliveira nº 129, centro da cidade.
Foram entregues duas salas de reuniões para as bancadas de situação e oposição possam se reunir, gabinetes mobiliados para os 13 vereadores e do presidente, sala da secretaria, sanitários e também modernizou todo espaço com tombamento de tudo que pertence a Câmara. O acervo foi totalmente digitalizado e disponibilizado no site oficial para acesso de qualquer cidadão.
Zil disse em seu pronunciamento que tudo isso foi construído em dez meses de gestão e que ao assumir em janeiro deste ano, encontrou apenas o plenário e os funcionários trabalhavam em um cantinho. “Recebi o voto de 07 vereadores e com o meu 08, mas tenho trabalhado com transparência e igualdade com todos meus pares. Vou ficar a frente deste poder até 31 de dezembro do próximo ano e até lá tenho muitos planos e dentre eles a construção de mais espaço em uma área anexa, incluindo a garagem”, projeta o chefe do Legislativo.
O presidente relatou que as sessões acontecem ás quintas-feiras, porém atende na Câmara todas as manhãs, de segunda a sexta-feira. Ele também relatou sua historia de vida desde que saiu do Distrito de Barreiros para estudar em Retirolândia, depois em Feira de Santana, onde morou até 2010 e resolveu voltar para a terra natal e ingressar na política em 2012, sendo eleito pelo PDT com 812 votos. Foi reeleito em 2016 pelo PTB com 714 votos e migrou para o PCdoB em 2020, obtendo 629 votos.
“Eu sempre gostei da vida pública e em algumas vezes tentei a presidência, mas diante do momento político, recuava. Até conseguir a confiança da maioria dos meus colegas e hoje estou nesta função e saberei honrar”, falou Zil de Barreiros, como gosta de ser chamado em homenagem à comunidade onde mora.
Ele finalizou a conversa com o CN dizendo “o caminho longo até aqui, mas enxugamos o orçamento e ajustamos a gestão da casa. Isso sem nenhum dia de transição”, concluiu.
Terceiro espaço da sede da Câmara
Desde que o município foi criado em 1878, a Câmara funcionou em três locais, ou seja, primeiro no prédio conhecido com Prefeitura Velha na Rua Padre Argemiro Guimarães e depois, por onde ficou muitos anos, no local onde funcionou o fórum. A servidora Jandira de Oliveira, que há 37 anos trabalha com auxiliar administrava lembrou quando houve a mudança para o local onde era o fórum na Praça Joaquim Carneiro e “naquela época toda instalação era moderna e tinha todos os tipos de máquinas de datilografia, incluísse as elétricas e tinha também um moderno sistema de PABX”, contou.
Ela lembrou que foi o então vereador Eduardo Tadeu, em 1983, que fez a Câmara ficar conhecida e povo passou a frequentar. “Ele foi realmente um bom presidente e é justa homenagem como seu nome neste prédio”, falou Jandira, enquanto pesquisava a história da casa ao lado da colega Maria José e Roberto Carlos Guimarães. A Câmara tem 10 funcionários efetivos, 11 contratados e um cedido pela prefeitura.
A determinação do nome do vereador Eduardo Tadeu Oliveira Souza, foi resultado de um projeto de resolução 005, de 13 fevereiro de 2006, de autoria do então vereador Carlos de Matos, na época filiado ao PFL e hoje prefeito do município. Ao discursar, Carlinhos Matos lembrou que pensou neste projeto para homenagear Tadeu, não apenas pelo cidadão político, mas por tudo que fazia na comunidade, em especial o esporte. A filha Jéssica Kristien Souza e o filho Eduardo Júnior representaram os familiares de Eduardo Tadeu no evento.
Prestigiaram o evento o deputado estadual Osni Cardoso e a deputada Neusa Cadore, ambos do PT e o deputado federal Daniel Almeida, do PCdoB.
Fala dos vereadores
Beto de Eny (PCdoB), o mais votado na eleição do ano passado, disse feliz pela obra e que Riachão sempre merece o melhor. “É uma historia de muita luta até chegar aqui (sede da Câmara)”.
Ninho do PT falou das dificuldades que os vereadores tinham para exercer seus mandatos em um local para se reunir e atender os eleitores. “Agora temos nossos gabinetes”.
Marquinhos Leão (PP), o mais antigo no exercício do mandato, ou seja, 30 anos como vereador e vários mandatos como presidente, parabenizou Zil e lembrou que era criticado por não conseguir fazer uma nova sede, mas segundo ele tudo no seu tempo, foi feita e ampliada e ele enquanto parlamentar teve sua contribuição.
Raimundo Chuá do DEM falou que um sonho da comunidade ver este prédio moderno para funcionar o poder legislativo.
Xavier do DEM disse que o prédio ficou com bom, mas será bem melhor ao concluir os 5% restante.
Vereadores ausentes
Faltaram ao evento os vereadores do PSD, João Igor, Franklin Santana e Adonias de Barreiros, Gabriel de Laurinho (PP), Professor Leandro Magno (DEM) e Meidian da Chapada (PTB). O vereador Nem de Aureliano, do PDT, chegou a ser chamado para a mesa e deixou o plenário minutos depois.