De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), 30 cidades estão em situação de emergência em todo estado da Bahia, principalmente àquelas localizadas nas regiões sul e extremo sul. As fortes chuvas já afetaram quase 70 mil pessoas e deixaram cerca de 3,7 mil desabrigados, segundo divulgou neste domingo (12) o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
Por causa da gravidade da situação, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador Rui Costa (PT) sobrevoaram a região neste domingo, 12. Jair Bolsonaro acompanhado dos ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, da Cidadania, João Roma, e da Saúde, Marcelo Queiroga, além do General Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional desembarcaram em Porto Seguro e pegaram o helicóptero para sobrevoar as cidades atingidas pela chuva.
O governador Rui Costa acompanhado do senador Jaques Wagner (PT) e do secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti foram aos municípios de Jucuruçu, Itamaraju, Medeiros Neto, Teixeira de Freitas e Prado. O objetivo do governador era fazer um diagnóstico dos prejuízos causados pelos temporais e traçar um plano de apoio à reconstrução das cidades.
Antes da visita do governador, uma força-tarefa começou atuar nos danos causados pelas chuvas formada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) no socorro e assistência aos moradores das regiões alagadas. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e outras instituições do governo estadual fazem levantamentos e tomam as providências possíveis para a recuperação de estradas, pontes e outras estruturas danificadas.
O CN teve acesso a vídeos e depoimento de pessoas que vivenciaram os momentos dramáticos nos últimos três dias de muita chuva, a exemplo da ex-prefeita de Guaratinga e médica, Christine Pinto (PSD), que foi chamada para atender a uma mulher grávida em uma comunidade da zona rural de difícil acesso por conta da força das águas nos riachos e baixadas. (Vídeo)
Ainda em Guaratinga, o presidente da Associação de Produção Agropecuária Novo Horizonte, João Lopes dos Santos, reuniu a diretoria para discutir as providências imediatas a serem tomadas por conta da queda da ponte que dar acesso a área de produção da comunidade. Esta ponte era o principal acesso da comunidade de Pouso Alegre, onde moram 52 famílias, ou seja, 158 pessoas e do outro lado do rio moram 06 pessoas que diabéticas e hipertensas. Segundo João Lopes, fica também do outro lado do rio suas roças de café, cacau, mandioca e a criação de gado. (Vídeo)
Jucuruçu – O produtor de queijo, Ronemilson Dias do Vale, conhecido com Tonho do Queijo, residente na Rua Bonifácio Dantas, no centro de Jucuruçu, falou ao CN que, segundo os moradores mais velhos da comunidade, tem 53 anos que aconteceu uma enchente parecida com essa, “mas não com resultado trágico”.
Alcobaça – O prefeito de Alcobaça Givaldo Muniz, conhecido por Zico de Baiato, do PROS, publicou na rede social uma mensagem de alerta, reforçando o pedido feito ontem pelas secretarias da agricultura e meio ambiente, sua preocupação com o volume de água que deve chegar a qualquer momento no rio Itanhém na área territorial de Alcobaça. Ele também colocou telefones de emergência para atender a população. (Vídeo)
E a preocupação das autoridades de Alcobaça começa a se tornar realidade. Uma moradora da comunidade de Arara 02 gravou um vídeo mostrando que as águas começaram a chegar. Esta comunidade fica no município de Teixeira de Freitas, mas no limite com Alcobaça. (Vídeo)
O clima na região é de tensão e moradores usam as redes sociais e apelaram para o compartilhamento para chamar atenção dos ribeirinhos e fazendeiros.
Prado – O prefeito de Prado Gilvan da Silva Santos (PSD), mesmo antes do desabamento da ponte, único acesso que o município tinha para ter a circulação de pessoas, recursos e movimentação de pacientes, ligando a cidade de Itamaraju, na BA-489, foi à rede social alertar os moradores do risco. A queda da ponte chamou da população e este trecho que liga Prado a Itamaraju também está bloqueado. (Vídeo)
A obra da recuperação da ponte teve inicio neste domingo.
Itamaraju – O pastor da Igreja Pentecostal Reobote do Primavera, Antonio Edson Alves de Freitas, mandou vídeos da situação dos bairros da cidade de Itamaraju e também a queda de uma laje onde seria construído um novo templo. Vídeo
Os ribeirinhos do município de Potiraguá também perderam moveis e em Mucuri, mas precisamente do Distrito Ibirapoã, as ruas que não são pavimentas, ficaram alagadas.
Os moradores do distrito de Nova Alegria, município de Itamaraju, viveram três dias difíceis com os alagamentos e passado a água veio o desespero de vê tudo destruído, conforma narra um morador. Vídeo
O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia, que atuou na região do extremo sul, publicou um vídeo institucional onde relata tudo sobre a força tarefa montada na região. Vídeo