A delegada Emília Margarida Blanco de Oliveira, coordenadora da Central de Flagrantes da Polícia Civil da Bahia, morreu nesta quinta-feira (30). Ela foi vítima de complicações decorrentes de uma forte gripe.
Emília Blanco iniciou a carreira na Polícia Civil em 1986. Ela passou pela Delegacia de Furtos e Roubos, além das delegacias de Brotas, Itapuã e Bonfim, além da Divisão de Controle de Hospedagem e Diversões Pública (DCHDP), da Delegacia de Homicídios.
Ela também foi coordenadora do Centro de Documentação e Estatística (Cedep), chefe de Gabinete da Secretaria da Segurança Pública e Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil.
Desde 2018, ela coordenava a Central de Flagrantes. A Delegada-Geral da Polícia Civil, Heloisa Campos de Brito, destacou a trajetória da policial.
“Drª. Emília Blanco foi um ícone. Uma daquelas profissionais que representam toda uma geração. Quando me tornei delegada, ela já tinha quase dez anos de contribuição a essa instituição que me deu tudo na vida. Como precursora das conquistas femininas nas forças de segurança, ela abriu as portas para que jovens mulheres como eu chegassem”, disse.
A delegada era casada e deixa três filhos e seis netos. Ela será enterrada nesta sexta-feira (31), no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.
g1/BA