A manhã de domingo, 19, foi bastante concorrida em Conceição do Coité, de modo especial para o Partido Democrático Social (PSD) que sob a coordenação do vereador e presidente da sigla no município, Fagner Ramos Ferreira, popularmente conhecido como Dr. Fagner realizou um encontro no espaço empresarial Ramos Ferreira e teve como principal objetivo a apresentação dos pré-candidatos que serão apoiados por boa parte do PSD, indicados por ele, ou sejam: Alex da Piatã que vai em busca do seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa do Estado, e Gabriel Nunes (federal), ambos do PSD. Gabriel é filho do experiente deputado José Nunes que decidiu ‘descansar’, porém garante que não vai deixar de participar da política.
Existem rumores na cidade que a oposição está ‘rachada’, e durante o encontro do PSD, no discurso do vereador e presidente da Câmara Betão Gordiano (PT), ele disse que a oposição no município esta vivendo um momento complicado na política. O petista disse que busca ser coerente, leal e faz uma oposição justa e com responsabilidade. “Reino dividido não cresce, e os culpados por esta divisão não estão aqui (na reunião)”, falou Betão.
O vereador lamentou, apesar de não citar quem o trata de “canalha”, mas segundo ele, isto não o incômoda, pois na política se não houver lealdade não funciona e por entender assim, ajudou na eleição do partido com todo vigor, abrindo inclusive mão de disputar a vaga para candidato a prefeito dentro do PT e que desde 2018, depois que o deputado Zé Neto resolveu ser candidato a deputado federal, passou a apoiar o deputado Alex da Piatã para Assembléia Legislativa por saber do seu trabalho.
Betão parabenizou o colega Fagner pela escolha e disse que irá pedir votos para o deputado federal petista Zé Neto, mas fará uma campanha com respeito, caso encontre votos do candidato apoiado pelo colega, não forçará a mudança do eleitor.
Betão disse ao Calila que tem hora que não consegue entender o comportamento das pessoas, segundo ele os ‘companheiros’ ficaram chateados por ele não apoiar Alex em 2014, na ocasião tinha seu compromisso firmado com Zé Neto; em 2018 Zé Neto se candidatou a deputado federal e Betão, então resolveu fazer justiça e apoiou Alex para estadual. Segundo ele, novamente os ‘companheiros acharam ruim, agora pela decisão de votar. Muito complicado”, disse.
Ex- vereador e atual suplente pelo PT Silvan Batista disse que não vai votar em deputados do seu partido
O ex-vereador Silvan Batista (PT), disse que ainda não sabe quem vai apoiar para o Legislativo e a Câmara Federal, porém, garantiu que não será nenhum candidato do PT. Ele lembrou que ingressou na política coiteense em 2008 quando se candidatou a vereador pela coligação de apoio a Alex da Piatã disputou pela primeira vez a prefeito pelo então PMDB) hoje MDB, considerado candidato da terceira via, numa eleição que teve Assis (PT) e Renato Souza (PP) na ocasião o Progressista levou a melhor. Alex e Assis se uniram em 2012 e juntos conseguiram quebrar uma oligarquia de 40 anos de um só grupo no poder e continuaram juntos à reeleição.
Silvan defendeu uma unidade sem briga, lembrou que, mesmo começando a trajetória política junto com Alex da Piatã, nunca votou nele para deputado, porém disse que o mesmo tem lhe surpreendido na atividade parlamentar.
Desde que chegou a Coité, Silvan Batista, não teve uma posição de grupo definido. Em 2008, marchou com Alex da Piatã para prefeito, 2012, apoiou Renato Souza que não se reelegeu prefeito e 2016, fechou com um grupo conhecido por Chapão, que deixou seus candidatos livres para apoiarem o candidato a prefeito da sua preferência, somente ele se elegeu pelo chapão tendo concorrido pelo PHS. Na eleição seguinte, já no PT a convite do então prefeito Assis (PT), concorreu pela sigla mas não obteve êxito, bem como o candidato a prefeito Danilo Ramos apoiado por ele.
Lideranças do PSD
A ex-vice prefeita Val de Alex, saiu satisfeita da reunião, segundo ela isso só fortalece o partido, apesar de ser um evento de iniciativa do vereador Fagner. Val lembrou que no período que esteve à frente da Secretaria de Assistência Social, atendeu a todos sem diferenciar a preferência política e que foi leal na eleição de 2020 ao apoiar o candidato a prefeito Danilo Ramos, do PT. “Posso passar em todas as casas que passei em 2020. Dei a minha contribuição, mas que nos respeite. Respeite a mim e Alex”, falou Val. A exemplo de Betão, não citou nome a quem dirigiu à ‘alfinetada’.
O líder maior do PSD em Conceição do Coité, Alex da Piatã, agradeceu a presença de todos aqueles que emprestaram seus nomes para disputar a eleição para vereador, destacou o mandato que segundo ele Fagner vem realizando e deixou claro que não terá um nome especifico para apoiar como candidato a deputado federal em Coité. “Não posso exercer o papel de liderança com imposição”, disse Alex da Piatã, ao revelar que ouviu de Fagner o seu desejo de votar em um federal do partido que ele preside”, disse Alex.
Alex lembrou da campanha eleitoral de 2020, quando Val (sua esposa), esteve sempre ao lado de Rosana Lima, na ocasião, candidata a vice-prefeita, que ela foi presente a todo instante e voltou a frisar a gratidão. Ele disse que esta palavra é forte em sua vida e que “ingratidão é um sentimento podre”. Ele finalizou dizendo que em 2020 esteve mais presente em Coité do que sua eleição em 2018.
Fagner justificou seu apoio a deputado federal e estadual do seu partido e segue firme apoiando o PT para o Governo e Presidência
Dr. Fagner justificou sua escolha para estadual e federal. “Iremos apoiar Lula, presidente, Wagner para governador, Otto para reeleição no Senado. Deputados: “Alex pelo trabalho que vem desenvolvendo e Gabriel, pela juventude e a certeza que poderá fazer muito por Coité, pela Bahia e pelo Brasil”, finalizou o presidente do PSD coiteense.
Gabriel Nunes agradeceu ao apoio de todos e disse que uma eleição é a prévia da próxima. “Precisamos pensar em 2022, mas de olho em 2024. Já podemos pensar em Val, pois, o que ouço muito por onde ando é se fosse Val tinha ganhado em 2020’”, disse Gabriel arrancando aplauso do público presente.
No final, o ex-vereador Francisco Apolônio, mais conhecido com Chico de Salgadália, falou do compromisso firmado por Gabriel Nunes com Conceição do Coité e deixou claro, caso não honre, poderá ser a primeira e última vez a receber apoio dele.
Os suplentes de vereador do PSD Jailson de Aroeira, Leu Mota, Professor Pedro, Márcio, e Xanda de Bitonho, também declararam apoio ao advogado Gabriel Nunes na dobradinha com Alex.
Redação CN | Fotos: Emídio Santiago