A situação caótica que vive os municípios do extremo sul do Estado da Bahia e Norte de Minas Gerais é de conhecimento de todo o País, pois, é o principal assunto na mídia nos últimos 5 dias, após rios transbordarem provocando inundação de várias cidades e deixando comunidades ilhadas com a queda de pontes.
O Calila Noticias manteve contato com o secretário de Agricultura do Município de Alcobaça, Rubens Faria, após ele gravar um áudio informando a situação que se encontra o município e o que está por vir nas próximas horas.
Segundo Rubão como é conhecido o secretário, a Defesa Civil juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente do município a bordo de um barco na tarde deste sábado, 11, identificaram alguns moradores próximos ás margens do rio Itanhém e pede que eles deixem suas casas o mais rápido possível, porque está descendo uma enchente muito grande.
Ele chamou a atenção também para os responsáveis por uma fazenda a baixo do sítio Beira-Rio onde existe um rebanho bovino e pode ser levado pela correnteza.
De acordo com Genilson Xavier também lotado na SEAGRI, o rio Itanhém ganhou muita largura nos últimos dias, ele corta a cidade de Itanhém, Medeiros Neto, Teixeira de Freitas e deságua no mar entre Alcobaça e Caravelas.
Também na tarde deste sábado teve o rompimento da ponte do Prado e o município ficou ilhado, já que a mesma faz ligação com Itamaraju, e a que liga Alcobaça também desabou.
Xavier falou também da dificuldade que vem encontrado para abastecer as famílias que estão sem alimentos e produtos de primeira necessidade, porque só pode chegar de helicóptero – ouça