O deputado Alex da Piatã (PSD) em reportagem no primeiro dia útil de 2022, disse que começa o ano de olho na reconstrução das cidades afetadas pelas enchentes causadas pelas chuvas de dezembro, depois de visitar municípios do Sul e Extremo Sul e mais recentemente do Vale do Jequiriçá, de modo especial Ubaíra, um dos mais comprometidos com o alto nível do rio.
O parlamentar começou a colocar em prática o que projetou, quando na manhã desta quinta-feira, 06, esteve em audiência na Superintendência estadual do Banco do Brasil, em Salvador, justamente para saber o que a instituição tem planejado no sentido de ajudar os municípios afetados, no caso de Ubaíra teve praticamente todo comércio destruído, incluindo agência do BB que ficou submersa e teve perda total com a enchente.
Alex foi recebido pelo superintendente Eduardo Lima que informou que nesta sexta-feira, 07, deverá chegar em Ubaíra uma unidade móvel da agência para atender todos os serviços de uma agência convencional. Trata-se de uma carreta que está vindo do Estado do Paraná e será instalada nas proximidades da prefeitura.
Em operação desde novembro de 2018, o modelo da unidade móvel de atendimento entrou municípios em situação de emergência, onde agências convencionais foram sinistradas. A unidade itinerante apoia estratégias específicas.
Eduardo disse ao deputado que no período das últimas enchentes, oito agências foram alagadas, cinco delas teve perda total, incluindo a de Ubaíra que terá inicio o atendimento já na próxima segunda na unidade móvel e as demais irão funcionar em outros municípios em locais provisórios.
Preocupado com a situação dos comerciantes, Alex da Piatã tratou também sobre créditos especiais que possam facilitar a restruturação do comércio e foi informado também que a divisão de créditos do BB já está viabilizando. O parlamentar também expôs a situação dos trabalhadores rurais, já que também estão prejudicados e a resposta foi a mesma, ou seja, está sendo viabilizado.
O deputado quis saber também sobre o crédito especial para todas as cidades que estão com decreto de calamidade reconhecido pelo estado por consequência das chuvas, e foi informado pelo superintendente que já aconteceu em outras regiões do Brasil, porém depende de um decreto federal. Alex disse que irá manter contato com deputados federais baianos para tentar intermediar isso.
Outras ações do BB
Segundo informações do superintendente na Bahia tem cerca de 100 agências na campanha de arrecadação de donativos para às famílias desabrigadas, e todos produtos arrecadados estão sendo estocados nos clubes do AABB, além de destinar R$ 2,4 milhões para compra de colchões e cestas básicas.
O deputado Alex da Piatã disse que está foi a primeira de várias audiências que pretende participar para ajudar as cidades destruídas pelas enchentes. Os próximos compromissos serão no Desenbahia e Banco do Nordeste.