Uma mulher de Israel, importante País do Oriente Médio, foi internada com uma infecção dupla de gripe e covid-19. O caso foi apelidado de “flurona”, junção de ‘flu’ (gripe em inglês) e corona. A paciente, que era jovem e grávida, teve apenas sintomas leves.
De acordo com o hospital em que ela estava, a jovem não havia sido vacinada contra o coronavírus ou contra a influenza, e foi diagnosticada com ambas assim que chegou ao hospital.
“Ambos os testes deram positivo, mesmo depois de verificarmos novamente “, explicou o professor Arnon Vizhnitser, diretor do Departamento de Ginecologia da unidade de saúde.
A informação foi noticiada primeiramente pelo Yediot, um jornal israelense de grande circulação, publicado em hebraico. Depois, a história foi publicada pelo periódico local Hamodia.
O Ministério da Saúde de Israel estuda o caso para saber se a combinação das duas doenças causa uma infecção mais grave. Para as autoridades de saúde do país, é possível que outras pessoas também tenham tido “flurona”, porém sem diagnóstico.
“No ano passado, não testemunhamos casos de gripe entre mulheres grávidas ou parturientes”, disse Vizhnitser. E completou: “hoje, estamos vendo casos de coronavírus e gripe que estão começando a aparecer.”
Correio