Morreu no inicio da noite deste domingo, 23, por volta das 18h20 no Distrito de Salgadália, município de Conceição do Coité, Dona Antônia Santa Cruz, aos 116 anos e 217 dias. A idosa faleceu em casa por causas naturais. Teria reclamado de dores no corpo na noite de sábado.
A ministra da eucaristia, Simone Nascimento, que tinha a missão após a missa, levar a hóstia para Dona Antônia, e disse ao Calila Notícias que a última vez que esteve na casa da idosa, ela já estava de cama, porém apresentava lucidez quando perguntava se ele queria receber o corpo de Cristo e ela afirmava que sim, mas ao receber a eucaristia ela não conseguia engolir, mas rezou o Pai Nosso e fez gestos de se benzer.
Familiares informaram a nossa reportagem que ela estava acamada há um mês, mas desconhecem que tenha morrido em consequência de qualquer enfermidade, atribuem as causas naturais pela idade.
Dona Antônia era a mais velha de uma família que tem mais uma irmã residente no Rio de Janeiro que está com 107 anos, e seu irmão caçula morreu há pouco mais de um ano depois que completou 100 anos.
O velório de Dona Antônio está acontecendo na residencia da família ao lado do estádio de futebol e o sepultamento está previsto para acontecer às 16h desta segunda-feira, 24.
O Calila Notícias conheceu a idosa e publicou a primeira reportagem em 27 de dezembro de 2019, quando ela tinha 114 anos, 6 meses e 14 dias. Na ocasião não tivemos uma informação precisa em que posição ela se encontrava em relação a mais velha da Bahia, do Brasil e do mundo, no entanto, após a publicação a informação chegou ao conhecimento do Gerontology Research Group (GRG) “Grupo de Pesquisa em Gerontologia, e o correspondente Tiago José Soares Silva, morador de Vitória da Conquista, sudoeste baiano, passou acompanhar o caso e fez uma minuciosa pesquisa e concluiu que Dona Antônia em 13 de junho de 2021 era a baiana mais velha, segunda do Brasil e quarta do mundo, tendo divulgado a tabela com 5 mais velha: primeira uma japonesa 118 anos e 116 dias; 2ª: uma francesa 117 anos e 122 dias; 3ª Francisca Celsa, brasileira do Ceará com 116 anos e 235 dias; 4ª Dona Antônia Santa Cruz 116 anos e 0 dia; e a quinta mais velha era uma polonesa com 115 anos e 3 dias.
Em outubro do ano passado Dona Francisca Celsa faleceu no Ceará e a coiteense passou a ocupar o posto de mais velha do Brasil e terceira do mundo.
Veja outras reportagens sobre Dona Antônia
Salgadália – Dona Antônia Santa Cruz completa 115 anos. Ela tem cuidados redobrados (Vídeo)
Coité – Uma das mulheres mais idosas do Brasil recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19