A goleira Yanne Fonseca segue sua carreira vitoriosa, mesmo tendo começado de forma indesejada quando fazia parte do elenco do Vitória Sub-16, mas o time do Sub-17 foi rebaixado do Campeonato Brasileiro em 2020, ainda assim a Ferroviária de Araraquara um dos principais clubes de futebol feminino viu com bons olhos o talento da atleta e convidou para fazer parte do elenco que sagrou-se campeão da Copa Libertadores 2021.
Em fevereiro deste ano Yanne foi convocada pela primeira vez para a seleção brasileira Sub-20 para compor o elenco que disputaria o Campeonato Sul-Americano, mesmo não sendo a dona da camisa 1, a jovem goleira de sangue coiteense recebe a segunda medalha de competição internacional.
O Brasil consagrou-se eneacampeão (9 vezes) do Campeonato Sul-Americano Feminino Sub-20. Desde o início da competição, somente a Canarinho subiu no lugar mais alto do pódio. E na edição 2022, não foi diferente. A equipe comandada pelo técnico Jonas Urias conquistou o título com uma rodada de antecedência do fim do quadrangular final, ao vencer o Uruguai por 1 a 0, e contar com o resultado favorável do duelo entre Colômbia e Venezuela, que terminou com vitória colombiana por 3 a 0. Além do título, o Brasil confirmou a vaga na Copa do Mundo Feminina Sub-20 FIFA Costa Rica, que será disputa em agosto deste ano.
Com mais um título no currículo, o Brasil segue fazendo história no futebol sul-americano ao mostrar a superioridade no futebol feminino de base. Além da conquista na categoria sub-20, a Seleção Feminina Sub-17 também consagrou-se campeã da competição em março deste ano. Agora, as duas equipes focam na preparação para a Copa do Mundo Feminina de suas respectivas categorias.
A campanha
Invictas! A Seleção não tomou conhecimento dos adversários. Rodada a rodada, as comandadas de Jonas Urias foram batendo os oponentes. Foram 21 gols marcados e nenhum sofrido. Além disso, a equipe demonstrou coletividade, entre as 22 convocadas, 12 balançaram as redes e ajudaram o Brasil na conquista do título.
Quem é Yanne?
Conceição do Coité sempre revelou jogadores profissionais para o futebol masculino e agora revela a primeira jogadora do futebol feminino. A goleira Yanne de 17 anos, não nasceu em hospital de Coité terra natal de sua mãe Fátima, mas como está sempre em Coité e onde realizou seu primeiro aniversário, podemos considerar coiteense.
Fátima é casada com o policial rodoviário aposentado Fonseca e residem em Salvador, mas não perdem a oportunidade para vistar sempre sua mãe e demais membros da família em Coité. Atualmente o casal está curtindo bastante a acensão da filha.
Veja outras reportagens sobre a carreira de Yanne
Goleira filha de coiteense é campeã da Libertadores Feminina pela Ferroviária
Seleção feminina Sub 20 é convocada e Yanne Fonseca está entre as três goleiras