O Município de São Domingos no território do sisal vive a expectativa do retorno da tradicional Festa de Vaqueiros e Fazendeiros, algo que não aconteceu nos últimos dois por conta da pandemia do novo Coronavírus.
A Festa de Vaqueiros que chega a 38ª edição foi criada em São Domingos em homenagem aos sertanejos que trabalham duro nas caatingas, cuidando do gado, no plantio e na colheita do sisal.
O festejo acontecerá no próximo fim de semana, sábado 30/04 e domingo 01/05, na Praça Izaque Pinheiro onde reunirá a população são-dominguense para o cortejo tradicional que se iniciará na zona rural até a sede do município.

A iniciativa cultural conta com uma programação diversificada, que engloba a realização da missa de vaqueiros, o concurso de marcha e outras modalidades, premiações ponderadas às ações, exposição cultural, além de shows com atrações alinhadas à temática do festejo.
Durante a celebração da missa, os vaqueiros participam tradicionalmente de gibões de couro, vestimenta que compõe todo o aparato simbólico que representa a luta diária do sertanejo. O evento festivo, reunirá além de vaqueiros e fazendeiros de São Domingos, de outros municípios da Bahia.
Programação
No sábado acontecerá o tradicional Forró da Espora, a partir das 18h, onde se apresentarão os artistas Del Feliz, Caviar Com Rapadura, Jéssica Mariana, Deraldo Almeida, Denilson Ribeiro e Hiolany Carneiro.
No domingo às atividades terão início a partir das 13h com o cortejo dos vaqueiros e grupos de montarias puxado pela rainha, princesa e madrinha, Durante o desfile, serão escolhidos os melhores grupos de montaria, a escolha dos encourados, do melhor trajado, do melhor aboiador, do vaqueiro mais velho e vaqueiro mais novo, além do vaqueiro mais distante e boi de montaria.
Haverá também a tradicional Missa dos Vaqueiros que pedirão a bênção do padroeiro para o evento. A celebração será presidida pelo padre Ruthberg Perreira.

Ao longo do dia acontecerão as tradicionais competições com premiações específicas para cada categoria no concurso de marcha. Serão 35 mil reais em prêmios.
As atrações musicais se apresentam a partir das 17h. A Banda Magníficos, Rodrigo Rodriguez, Lon Farias, O Doutorzinho e Dieguinho animarão o público.
Durante os dois dias de festa, no coreto cultural, haverá apresentações de aboiadores, reisado e bumba meu boi, além da exposição “Alma Vaqueira”.
A Festa de Vaqueiros será responsável pelo acréscimo expressivo na economia da região, principalmente nos setores de comércio, hotelaria e restaurantes. Além de beneficiar o desenvolvimento local, valoriza as raízes nordestinas do vaqueiro e ao mesmo tempo em que oferece completa infraestrutura de entretenimento, com apresentação das melhores bandas de forró da região e valorização das raízes culturais.
O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de São Domingos, e viabilizado por meio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal.
Redação CN | Fonte Assessoria de Comunicação PMSD / 75 98358-9771 / [email protected]