O ex-prefeito e presidente do PSD de Santaluz, município localizado no território do sisal, Joselito Carneiro Araújo Júnior, mais conhecido como Júnior do Max, externou sua mágoa com o Partido dos Trabalhadores (PT) local.
Em entrevista ao Calila Notícias, disse está magoado em função do comportamento do partido no município, que segundo não lhe apoiou em nenhuma das seis eleições que disputou, ou seja, sendo ele candidato ou nomes apoiados pela sua pessoa. Ainda assim contabiliza mais vitórias que derrotas, 4 contra duas.
Considerado o maior líder político do município por coordenar um grupo que, apesar de perder a última eleição para prefeito, quando sua esposa Quitéria Carneiro (PSD) disputou a reeleição e obteve 11.279 votos, correspondente 45,13% dos votos válidos, conseguiu manter um grupo unido na disputada com oposição composta além do candidato a prefeito Arismário Barbosa do Avante, o ex-deputado estadual e ex-prefeito Joélcio Martins (MDB), Marcinho da CLN (PSL), e lideranças petistas que ajudaram na eleição do atual prefeito.
A força política que Júnior do Max tornou-se pública em 2010, quando o então candidato Paulo Souto (DEM), perdeu a disputa pela reeleição ainda no primeiro turno, tendo vencido em apenas quatro municípios e Santaluz foi um deles. “Em 2010 o senador Otto Alencar me convidou para apoiar a candidata Dilma, do PT, na eleição do segundo turno e aceitei e mobilizei nosso grupo. Em 2014 votamos e apoiamos Rui Costa com todas as nossas forças. Fizemos o mesmo em 2018. Sempre votamos com o PT e eles nunca fizeram isso, ou seja, querem apoio, mas não apóia”, desabafou Junior do Max.
Desde que ingressou na política em 2000, Júnior se filou em apenas duas legendas, o extinto PFL e o PSD, partido que preside no município. “Ainda não sei quem vou apoiar para governo. O que sei é da minha magoa com um partido que só quer apoio”, reafirmou Júnior.
O Calila Notícias manteve contato com o presidente municipal do PT de Santaluz, José Hamilton e perguntou como ele encara essa declaração de Júnior em relação a falta de apoio do partido a ele, Zé Hamilton que é o atual secretário de Agricultura de Santaluz, disse que Júnior também nunca apoiou eles em relação a política municipal.
O CN perguntou a opinião dele em relação a disputa para o Governo do Estado e ele sem pensar duas vezes disse que o pré-candidato Jerônimo Rodrigues vencerá no primeiro turno. “Isso aconteceu em Santaluz na eleição de 2020. Todos diziam que a prefeita [esposa de Júnior] estava reeleita e perdeu com 2.365 votos”, disse Zé Hamilton.
O presidente do PT disse também ao CN que não irá conversar com Júnior do Max sobre esse assunto e que isso é papel do governador Rui Costa. Esta afirmação foi confirmada pelo representante da CAR no território do sisal, José Silva, membro do partido dos trabalhadores de Valente.
Para concluir a conversa com os petistas, o CN questionou se eles não temem que aconteça agora na eleição estadual 2022 o que ocorreu na municipal de Conceição do Coité e Valente em 2020. Em Coité a vice-prefeita a época conhecida por Val (PSD) pontuava bem nas pesquisas e o vereador Danilo Ramos (PT) demonstrava rejeição muito grande e Valente só apresentou um candidato no’ apagar das luzes’ como forma de não deixar candidatura única apoiada pelo grupo que estava no poder. Resposta sobre Coité: “Ninguém aqui é Assis (ex-prefeito de Coité)”, disse Zé Hamilton. Sobre Valente, silenciou.
Relação do PT e atual Governo em Santaluz – O PT faz parte do Governo Municipal onde ocupa três secretarias: Agricultura, Assistência Social e Saúde. O prefeito Doutor Arismário como é conhecido foi eleito com o apoio do ex-vice-prefeito Marcinho da CLN, uma das pessoas do território do sisal que primeiro posou em foto ao lado do presidente Bolsonaro.