Por volta das 22h30 de quarta feira (5), uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) fazia ponto de bloqueio no entroncamento da cidade de Lamarão como de costume, quando procedeu a abordagem a um veículo Ford Eco Sport, de cor prata, conduzido por um policial militar, tendo como passageiros mais um policial militar e dois policiais penais.
De acordo com a PM do 16º, todos se identificaram. O condutor e os policiais penais estavam armados e informaram que se dirigiam para Serrinha e foi permitida a passagem do veículo pelo bloqueio por se entender que não havia nenhuma anormalidade. Posteriormente, em rondas pelo bairro dos Treze, a guarnição encontrou o veículo, com os policiais militares e penais, estacionado na frente da casa de um conhecido traficante local.
A guarnição novamente abordou os policiais militares e penais para saber o que estava acontecendo ali e um dos policiais informou que estavam diligenciando no imóvel à procura de drogas e armas. Percebeu-se, ainda, que havia um outro homem dentro do veículo e foi dito que aquele era um informante que indicara o local onde um traficante escondia 160 kg de maconha e 06 armas de fogo, dentre elas, uma sub metralhadora 9mm.
Os policiais militares e penais foram desarmados. O policial condutor do veículo disse não possuir documentação do carro, e, durante a abordagem, um deles aproveitou uma oportunidade e evadiu, correndo por um matagal.
Um dos militares e os policiais penais foram conduzidos à Delegacia, juntamente com as armas, munições e drogas apreendidas, bem como o outro ocupante do veículo. As documentações de porte apresentadas pelos policiais foram checadas, contudo não houve confirmação daquelas numerações. Além disso, o CRAF referente à arma portada por um dos policiais não foi localizada nos registros do SINARM/SIGMA.
O veículo ficou retido na Delegacia para perícia de identificação. Um dos ocupantes do veículo, o qual não é policial, informou que era integrante do bando de um traficante e que foi preso por tráfico e, na cadeia, soube que o tal traficante havia matado o seu irmão. Por isso, o homem havia se juntado a uma facção e retornou para Serrinha com o propósito de matar o traficante. Ele declarou que já havia passado informações para os policiais militares e penais em ocasiões anteriores e que estava insatisfeito com eles por terem garantido que dariam a ele uma arma de fogo e munições, mas que não cumpriram o prometido.
Os telefones celulares dos policiais militares e penais foram apresentados e apreendidos na Delegacia, para adoção das medidas cabíveis.
Os três policiais que têm idades de 27, 33, e 35 anos, residem em Salvador bem como o que evadiu que não se sabe a idade. Um PM serve na 23ª CIPM/Tancredo Neves e o outro, que evadiu, é reformado. Um policial penal serve em Camaçari e outro no Presídio de Mata Escura, em Salvador.
Material apreendido
PT 24/7 PRO – Calibre .40
PT 92 AFS-D – Calibre 9mm
PT GLOCK 22GN5 – Calibre .40
82 cartuchos de 9mm.
88 cartuchos de .40.
01 cartucho de .380.
02 cartuchos de .32.
03 cartuchos de Cal. 12.
10 cartuchos de .38.
08 cigarros de maconha.
02 pedras de crack.
02 porções de cocaína.
01 balança de precisão.
05 celulares de diversas marcas e modelos.
01 veículo Eco Sport