O Calila Notícias traz mais uma grande inciativa de escritora Priscila Goes que ainda não tem um ano em Portugal, mas já vem tendo seu trabalho reconhecido em praticamente toda Europa. Em março deste ano publicamos uma reportagem sobre a escritora que saiu de Coité para ganhar destaque no mercado editorial da Europa. No mesmo mês nova reportagem falava do lançamento de um projeto editorial e gravação de documentário em Londres.
A mais recente investida da ex-aluna do CAIC – Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, Colégio Durval da Silva Pinto, Colégio Olgarina Pitangueira Pinheiro e Polivalente todos em Conceição do Coité, é a criação do Clube do Legado, com o propósito de valorizar e empoderar as mulheres através do incentivo à escrita autobiográfica.
“Queremos chegar a todas as pessoas que desejam ser, ou apoiar, autoras que escrevem e falam sobre as suas histórias de vida”, explicou Priscila Goes.
Segundo a escritora o clube funciona com encontros quinzenais, via Zoom, e tem um grupo no WhatsApp exclusivo para as participantes. Quem quiser integrar o Clube do Legado, basta enviar um “e-mail” para: [email protected]. “Podem participar pessoas acima dos 18 anos, que desejam contribuir com a valorização e empoderamento da mulher”, disse, acrescentando que “o objetivo é chegar ao número de 500 integrantes e ter quatro coletâneas autobiográficas publicadas por ano”.
Ainda de acordo com Priscila, este ano será lançado o primeiro livro do clube, com o tema “Legado da Mulher”, “onde cada mulher participante deverá escrever um capítulo do livro. Neste primeiro volume serão 21 mulheres, portanto, 21 capítulos e eu escreverei um capítulo contando a minha história de vida”, explicou.
Livro com histórias de superação
O livro será publicado pela PG Editorial, em Portugal, Brasil, Luxemburgo e Suíça. Entre as 21 autoras estão duas coiteenses: Aloízia Barros e Daiane Amâncio. Projeto visa incentivar mulheres a escreverem as suas histórias de vida e superação
As autoras encontraram-se com Priscila Goes em diversos momentos e todas compartilham o gosto pelos livros, pela escrita e pela valorização da mulher, e acreditam que “a união genuína das pessoas pode promover a valorização mútua”, avançou Priscila Goes, defendendo que o livro com as 21 histórias “pode servir para empoderar e inspirar mulheres”.
A PG Editorial nasceu em 2019, inicialmente para publicar livros autorais de Priscila, entretanto, foi contactada por autores brasileiros para ajudá-los na publicação de seus livros. “Publicamos 10 livros no primeiro ano, 40 livros no segundo e 28 no terceiro ano até ao momento. Em Portugal, publicamos 12 livros desde Maio de 2021”, entre eles estão, desde literatura contemporânea a livros técnicos,“mas a nossa especialidade são autobiografias e biografias”, esclarece.