O Bahia de ontem é o mesmo de hoje e ao que parece vai ser o de sempre. Jogando fora de casa muito raramente consegue resultados positivos, mesmo enfrentando equipe inferiores, a exemplo do jogo desta noite de sexta-feira, 27, quando foi a Muriaé interior de Minas Gerais, onde o Tombense manda seus jogos, e mesmo sem a pressão de torcedores adversários, o time de Guto Ferreira acabou derrotado por 1 a 0, com direito ao time mineiro fazer história, vencer pela primeira vez na Série B e deixar a lanterna mesmo que momentaneamente.
Pelo lado do Bahia, a derrota, terceira consecutiva jogando longe de Salvador tirou a chance de voltar para liderança e caiu para terceiro lugar com a vitória do Vasco contra o Brusque.
O jogo
Primeiro tempo – Por mais que as posições na tabela fossem bastante distintas, Tombense e Bahia fizeram um primeiro tempo bem equilibrado e movimentado. O Carcará começou melhor, sobretudo quando a bola caiu nos pés de Keké, que finalizou para boa defesa de Danilo Fernandes e deu bom passe para Everton Galdino finalizar com perigo, antes dos 15 minutos. O Bahia, que errava bastante nas saída de bola, chegou com perigo em arremate bonito de Rildo, que raspou a trave alvirrubra, aos 24. O ritmo no restante da primeira etapa abaixou um pouco, as equipes diminuíram as finalizações, mas o Tombense seguiu com mais volume. Porém, foi o Bahia quem foi mais perigoso, em finalização de Patrick, que exigiu grande defesa de Felipe Garcia, no último lance do primeiro tempo.
Segundo tempo – As equipes mudaram de lado no campo, mas a tônica do jogo não se alterou no início da segunda etapa. O Carcará seguiu melhor, e Keké novamente deu trabalho. Aos 8, ele soltou uma pancada que Danilo defendeu. Só que aos 11, não teve jeito. Renatinho tabelou com David e finalizou de dentro da área para abrir o placar para o time mineiro. Guto Ferreira então mexeu no time, colocou Vitor Jacaré e Mugni nas vagas de Marco Antônio e Emerson Santos. Davó teve boa chance para empatar pelo Tricolor, aos 24 minutos, mas chutou para fora. Jacaré obrigou Felipe Garcia a fazer bela defesa, aos 38. Experiente, o time de Tombos tentou gastar o tempo e segurou a blitz do Bahia para confirmar a primeira vitória do clube na história da Série B do Brasileirão.
O Tombense vinha em uma seca de 12 partidas sem vencer, a maior da história do clube. A equipe não ganhava um jogo desde 23 de março, quando bateu o América-MG, pelo jogo da ida das semifinais do Troféu Inconfidência.
As equipes voltam a campo no próximo sábado, 4 de junho. O Tombense joga novamente no Soares de Azevedo, em Muriaé, contra o Ituano, a partir das 20h. Mais cedo, às 18h30, o Bahia recebe o Criciúma, na Arena Fonte Nova.