O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Agricultura Familiar – Sintraf Coité realizou na manhã deste domingo, 17, uma Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica que reuniu centenas de produtores e representantes de entidades parceiras e na oportunidade o diretor de Finanças da entidade apresentou o diretor licenciado da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Bahia (FETRAF-BA) Rosival Leite como pré-candidato a deputado estadual e a sindicalista Elisângela Araújo pré-candidata a deputada federal. Ambos concorreram ao cargo nas eleições de 2018 e tiveram boa votação, mas não o suficiente para garantir a cadeira no Legislativo baiano e Câmara Federal.
Rosival Leite esteve presente no ato e pôde contar sua trajetória nos movimentos sociais e a boa relação com sindicalistas de todo estado da Bahia. Já Elisângela não pode participar porque tinha outra atividade previamente agendada, mas mandou o recado em vídeo para os agricultores familiares e agradeceu o apoio de todos. Ela reafirmou a continuidade da luta por conquistas importantes para a Agricultura Familiar uma das suas principais bandeiras de luta.
Rosival não escondeu a satisfação pela escolha do seu nome, tendo uma pessoa como Urbano que considera uma das maiores lideranças políticas do território do sisal lhe apoiando, assim como os agricultores e agricultoras familiares que sempre os defendeu.”Eu recebi com muita alegria e obviamente, a gente vem pra uma pré-campanha e no futuro próximo na campanha com um novo potencial que vem do movimento sindical da região e a liderança de Urbano e do Sintraf de Coité, eu realmente só tenho que agradecer porque qualquer candidato gostaria de contar com um apoio tão grandioso quanto este”, disse Rosival.
Leite lembrou que em 2018 teve 31.977 votos que ele considerou uma votação expressiva nas urnas de mais da metade dos municípios da Bahia, e acredita que vai para mais uma disputa muito mais fortalecido, pois, lideranças com o potencial igual ao de Urbano ele já vem contando em vários territórios da Bahia, a exemplo de prefeitos, vices, vereadores, secretários de agricultura, presidentes de sindicados e vários membros dos movimentos sociais e da reforma agraria.
Rosival Leite é agricultor familiar, um assentado de reforma agraria, dirigente sindical que nasceu em Alagoinhas e mora em Araci há 12 anos, casado com a vereadora Edneide (PT) com quem tem um filho. Na condição de presidente da FETRAF Bahia pôde contribuir com milhares de pessoas em todas regiões do Estado.
Urbano justificou a escolha pelos sindicalistas
Ao comentar sobre o apoio a Rosival, Urbano disse que o conhece há mais de 20 anos quando residia em Alagoinhas e que ele já tinha essa relação com a agricultura familiar, tem serviços prestados em Coité, pois, através do apoio dele foram construídas 93 casas, com todo material comprado em Coité, foram centenas de cisternas.
Sobre Elisângela Araújo que é natural de São Domingos, também suplente de deputada, tendo recebido 64.239 votos em 2018. Urbano disse que dispensa comentário quando o assunto é movimentos populares, ele lembrou que quando se elegeu presidente do SINTRAF em 1994, ela esteve presente em sua posse representando a CUT (Central Unica dos Trabalhadores) em São Paulo, depois passou 10 anos em Brasilia também pela CUT na representação da entidade durantes dos governos Lula e Dilma e naquela ocasião ele tinha facilidade de acessar os ministérios, secretarias e gabinetes em Brasilia para tratar de assuntos de interesse do sindicatos e da agricultura familiar. “Não tinha como o sindicato de Coité, filiado a FETRAF não está apoiando as pré-candidaturas de Rosival e Elisângela”, afirmou Urbano.
Não tem racha por parte dele em relação ao projeto municipal em 2024
Ao se referir ao futuro político no município de Conceição do Coité, Urbano disse que Assis tomou a decisão de apoiar um candidato, mas respeita a posição dele que em 2018 apoiou Alex da Piatã a quem deseja boa sorte e torce por uma eleição tranquila e cumpra novo mandato, que não vai criar conflito quando encontrar pessoas que tenham a opção do voto para ele, “mas vamos brigar com humildade pelos votos dos nossos futuros candidatos. Eu tenho um respeito muito grande por Assis, Alex e Betão, são três lideranças daqui de Coité que a gente não pode esquecer, é uma pena que chega um momento que ocorre essas divergências, assim como em algumas famílias, mas nada que possa abalar a estrutura de um projeto que acredito que votará em 2024”, afirmou Urbano.