A Secretaria da Segurança Publica do Estado da Bahia (SSP/BA), através da Superintendência de Gestão Tecnológica Organizacional, encaminhou para o 16º Batalhão de Policia Militar/Serrinha a Plataforma de Observação Elevada (POE) para auxiliar no processo de identificação de pessoas procuradas pela Polícia pela pratica dos mais variados crimes.
O sistema de reconhecimento facial auxiliará a 4ª Companhia PM de Coité vinculado ao 16º Batalhão de Serrinha dando um maior suporte para a prevenção à criminalidade em várias áreas da cidade, através patamar elevado, de onde será possível estabelecer perímetro de observação amplo, facilitando a rápida identificação de ações criminosas e/ou perturbações, possibilitando a pronta intervenção dos agentes públicos na cena de ação.
O caminhão está posicionado na Praça da Igreja Matriz onde os técnicos da SSP estarão acompanhando toda movimentação das câmeras que captam imagens em 360º, com alcance de dois quilômetros e meio), térmicas (filmam em 360º, noturna, capaz de captar imagens sem a presença de luz), speed domes (filmam em 360º) e câmeras fixas; todas auxiliadas por um holofote de alto alcance, além de refletores de Led’s dispostos nas laterais para aumentar a luminosidade ao redor da Plataforma de Observação Elevada.
Como funciona
Policiais especializados ficam de olho em toda movimentação, após alerta de 95% de semelhança do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública, um determinado foragido da Justiça. As câmeras indicam a passagem do suspeito por um dos pontos monitorados. O Centro Integrado de Comunicações (Cicom) direciona a uma guarnição da Polícia Militar, que promove a abordagem.
Após confirmação de documentos, o individuo é apresentado na unidade móvel, onde acontece a identificação humana finalizada.
No total, o Reconhecimento Facial da SSP auxiliou nas prisões de 410 criminosos foragidos da Justiça desde quando foi criada, muitos deles tentaram disfarces como uso de chapéu, óculos, mascaras neste período de pandemia, ainda assim foram presos.
A Prefeitura Municipal está fechando todo o circuito da Coité Folia e terá apenas três portões de acesso para que todos participantes possam passar por revista para evitar que pessoas mal intencionadas tem acesso portando armas.