Havia uma expectativa muito grande para o desfile de 7 de setembro em Conceição do Coité por várias razões: o último tinha acontecido em 2019 no então Governo Assis, depois disso veio a pandemia, o primeiro da gestão Marcelo Araújo e no ano que o País comemora o bicentenário da Independência.
A população coiteense historicamente sempre marcou presença para assistir as apresentações e com tantos motivos neste ano não foi diferente, porém, muita gente deve ter ficado frustrada, assim como os estudantes que desfilaram principalmente depois que passaram pela Babilônia e precisaram acessar a Rua Marechal Deodoro. O grande problema foi a montagem da estrutura para a realização do Coité Folia que acontece de hoje até domingo, lá está uma estrutura de ferro que será usada para revista das pessoas que irão para o circuito da festa e acabou comprometendo o desfile, principalmente das alas que usavam carros alegóricos. Outra estrutura do mesmo porte está montada na Praça da Mariz onde também é passagem do desfile.
O resultado de tudo isso originou no atraso que também acabou comprometendo as apresentações posteriores, muitas vezes o desfile precisou parar e ficar por até 10 min parado e alguns pontos não se ouviu o som da banda e das fanfarras.
O lado positivo foi a retomada do desfile, o envolvimento das escolas municipais com os estudantes dando o melhor de si e tiveram o reconhecimento do público com muito aplausos, a temática do bicentenário seguindo uma ordem das alas contanto a história desde o descobrimento até os dias atuais, a Banda Marcial Escudeiros de Coité que vestiu todos os componentes com a farda que lembrou os anos dourados dos desfiles nas décadas 1980, 1990, e uma justa e merecida homenagem a Washington Oliveira de Jesus, popularmente conhecido por ‘Fragú’ que faleceu a cerca de 2 anos. Ele por décadas fez parte de bandas marciais em Coité.
Quem brilhou também foi o Centro Educacional Menino Jesus unica escola privada a participar, aliás, foi a então Escolinha Menino Jesus que por quase uma década não deixou o 7 de setembro passar em branco, teve um período que a Prefeitura não realizou o desfile e a população ia as ruas para assistir apenas a apresentação da referida unidade de ensino.
O CN fez transmissões ao vivo na passagem do desfile pelo semáforo – Veja
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram