O ex-prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis (PT), depois de acompanhar as apurações dos votos ao lado do ex-vereador e candidato do partido a prefeito na última eleição, Professor Danilo e demais ‘companheiros’ e a confirmação da vitória de Lula presidente e Jerônimo Rodrigues ainda em casa, Assis gravou um vídeo onde afirma que é um momento glorioso, muitas felicidades. “Finalmente o Brasil venceu o obscurantismo, venceu o ódio, nós vamos reconciliar este País que vai voltar a sorrir e a ser feliz, a gente vai acabar mais uma vez com a fome, fazer com que esse povo estude, que a ciência, a cultura e a arte voltem a ser valorizadas. Viva o Brasil, viva Lula, viva o povo brasileiro!”.
Em seguida Assis foi para o centro da cidade onde uma grande concentração já acontecia, tendo a comemoração iniciada pelo deputado estadual Alex da Piatã (PSD), juntamente com sua esposa, a ex-prefeita Val e o vereador e presidente da Câmara, Betão (PT) e demais lideranças do partido no município.
O professor Danilo Ramos colocou Assis nos ombros e desfilou no meio do povo, em seguida subiram no som paredão.
Ver essa foto no Instagram
Resultado no segundo turno em Coité
O resultado final das eleições em Coité no segundo turno Lula se manteve em primeiro e Jerônimo que tinha vencido com um frente pequena (432 votos) perdeu por apenas 84 votos de diferença
Presidente
Lula ————- 26.911 (63,66%)
Bolsonaro —— 15.364 (36,34%)
Governador
ACM Neto —— 21.356 (50,10%)
Jerônimo ——- 21.272 (49,90%)
Assis e Alex comemoram separados depois de quatro eleições juntos
Assis e Alex que formaram uma aliança vitoriosa em Coité no ano 2012 quando lançaram a chapa pra disputa da prefeitura que saiu vencedora, quebrando uma oligarquia que durou 40 anos de um mesmo grupo no poder, tiveram sucesso dois anos depois quando Alex da Piatã deixou o cargo de vice-prefeito para concorrer para deputado estadual, na ocasião foi eleito, e juntos comemoraram a vitória de Rui Costa na Bahia e a reeleição de Dilma.
Em 2016, Assis foi para reeleição tendo como vice-prefeita Val, esposa de Alex e conseguiram, dois anos depois juntos elegeram o deputado Alex da Piatã para o segundo mandato e a reeleição de Rui Costa, porém tiveram uma baixa com a derrota de Ferando Haddad (PT) para presidente.
Em 2020 as relações politicas de Assis e Alex começaram estremecer durante a pré-campanha para sucessão de Assis, o nome de Val soava forte nos quatro cantos do município, mas Assis já dizia que não apoiava os dois, ou Alex escolhia o apoio para deputado ou sua esposa. No decorrer da pré-campanha Assis começou a caminhar com o professor Danilo ao seu lado, o nomeou como chefe de gabinete, chegou o período das convenções e ele indicou Danilo para concorrer ao cargo de prefeito, foi nítida a frustração daqueles que desejavam votar em Val para prefeita, enquanto isso, o candidato do prefeito não conseguia decolar.
Ainda assim ao PSD sob a liderança de Val entrou de cabeça na campanha e ainda indicou Rosana Araújo para concorrer o cargo de vice de Danilo e foram para o campo de batalha, mas o candidato de Assis não obteve êxito.
A derrota fez com que o prefeito Assis dissesse que faltou empenho do PSD para ajudar, enquanto Val respondia que jamais deixou de entrar de casa em casa para pedir voto pra o petista. Chegou a pré-campanha pra deputado e o que Assis pedia pra escolher, acabou deixando de lado o apoio também para deputado, apresentando aos seus seguidores o deputado Osni Cardoso (PT) da vizinha cidade de Serrinha.
Sem o apoio de Assis, Alex da Piatã ainda conseguiu ser o deputado estadual mais votado em Coité com 11.579, seguido do candidato do prefeito Marcelo Araújo, Luciano Araújo (Solidariedade) com 10.851, enquanto Osni obteve 5.102. Os três conseguiram eleição, vale lembrar que Alex foi o segundo mais votado em todo estado com quase 115 mil votos.
O racha entre Assis e Alex pode ter contribuído para que Jerônimo não visitasse o município durante a campanha, nem no primeiro e nem no segundo turno.