O governador Rui Costa (PT) e o candidato dele Jerônimo Rodrigues (PT) eleito governador da Bahia comemoraram, na noite deste domingo (30), a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência da República. Para eles, a Bahia teve uma participação fundamental para a volta do petista ao Palácio do Planalto. Lula teve, no estado, 72,12% dos votos válidos, com o apoio de quase 6,1 milhões de baianos.
Para Jerônimo, a vitória de Lula foi a vitória da democracia, que foi constantemente ameaçada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas eleições nacionais. “Hoje, a gente encerra as eleições no Brasil celebrando a democracia. Nós não estamos na Bahia de forma isolada. Além da democracia, a vitória de Lula significa trazer, para cada brasileiro e brasileira, a esperança de ter comida na mesa, emprego, carteira assinada, dinheiro no bolso, cultura, educação e saúde. A nossa luta nas eleições para trazer Lula de volta tem essa marca, essa concepção”, afirmou Jerônimo.
Segundo Rui, a volta de Lula à presidência é a oportunidade do país recuperar seu status no cenário internacional e unir novamente a população brasileira.
“O nosso país, com muita alegria, a gente vai ver ser respeitado e admirado no mundo inteiro, como nós éramos há alguns anos atrás [sic]. Lula vem para reconstruir nosso país e, como ele mesmo disse, para construir um governo que não será do PT, não será de um partido apenas. Será o governo de uma reconstrução nacional, de união do nosso país, de restabelecer os valores democráticos, o respeito às instituições do nosso país, o verdadeiro respeito à família, às mulheres e às crianças”, afirmou Rui.
Ambos os petistas baianos falaram da grande votação que Lula obteve na Bahia. De acordo com Jerônimo, a população do estado deu um “voto de gratidão” ao presidente eleito.
“A Bahia se orgulha muito. A Bahia não teve um voto capacho, refém. A Bahia teve um voto a Lula de gratidão, pela história dele no Brasil como presidente da República e como líder político. E nós acreditamos que Lula vai devolver essa gratidão em forma de trabalho”, avaliou o governador eleito.
“A Bahia, mais uma vez, reafirma a sua singularidade. Eu acabei de ler ali e não posso deixar de citar, porque me senti orgulhoso. A Bahia marcou a história do Brasil em 1823 e volta a marcar a história do Brasil sendo o estado que deu a maior diferença nominal do Brasil a Lula. E, com isso, a gente garante que o Brasil volta a seguir em frente, para gerar emprego, matar a fome do povo”, concluiu Rui Costa.
Com 99,99% das urnas apuradas, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro na Bahia é de 3.740.410 votos.
Fonte: Bahia Noticias parceiro do Calila