O recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Luan Gabriel, de 27 anos, foi espancado e teve celular e documentos roubados no bairro de Mussurunga, em Salvador, na tarde do último sábado (29).
Para o G1, a mãe da vítima disse que Luan foi abordado por dois homens, que o colocaram dentro de um carro. Os criminosos espancaram o homem e roubaram seus pertences. Após o crime, a vítima foi jogada no bairro de Cassange, na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
Ainda segundo a mãe de Luan, após o crime, o filho foi encaminhado para uma unidade de saúde, no bairro de Brotas, em Salvador. Além disso, uma denúncia foi registrada na 1° delegacia dos Barris.
Para a TV Bahia, a mãe da vítima ainda relatou um descaso do IBGE. Ela relatou que procurou as unidade do órgão nos bairros de Nazaré e Itapuã, mas diz ter sido informada que nada poderia ser feito para ajudar Luan.
Em nota, a Superintendência Estadual do IBGE na Bahia repudiou a ação criminosa e disse que o órgão foi informado do caso no domingo (30), um dia após o acontecimento, através da polícia.
O superintendente do órgão na Bahia, André Urpia, informou que recebeu pessoalmente Luan e a mãe na segunda-feira (31), e ofereceu todo o suporte possível e previsto no regime legal de contratação dos recenseadores.
A Polícia Civil informou que o posto policial do aeroporto registrou o crime e realizará diligências para identificar os suspeitos.
Fonte: BN