A Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (em latim, macula) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, sendo portanto cheia de graça divina. A Igreja Católica também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.
A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi inscrita no calendário litúrgico pelo Papa Sisto IV, em 28 de fevereiro de 1477. Atualmente, a solenidade da Imaculada Conceição de Maria (8 de Dezembro) é festa de guarda em toda a Igreja Católica.
A Imaculada Conceição da Virgem Maria foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como “cheia de graça”.
Na Diocese de Serrinha existem várias paróquias que reverência a Imaculada Conceição como padroeira, com destaque para Conceição do Coité que no primeiro nome foi para homenagear a Santa.
A comunidade católica desde o fim do mês de novembro vem realizado atividades nas manhãzinhas e noites durante todo novenário e tem esta quinta-feira, dia 8, como o maior de todos, a quantidade de fieis é tão grande que os organizadores montam toda estrutura em frente da igreja para celebração de missa campal, em seguida a imagem da santa é acompanhada por grande procissão.
Além de Coité, Nossa Senhora da Conceição é celebrada na cidade de Araci, Euclides da Cunha, Itiúba, Riachão do Jacuípe, Gavião.