O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) fará a entrega dos diplomas aos 107 políticos eleitos nas eleições gerais 2022 pela Bahia nesta sexta-feira (16), às 17h, no palco principal do Teatro Castro Alves (TCA), no Campo Grande, em Salvador. O evento – que terá cobertura de órgãos de imprensa previamente credenciados pelo órgão –, será transmitido pelo site www.tre-ba.jus.br e redes sociais do TRE-BA.
A diplomação é uma cerimônia pela qual a Justiça Eleitoral ratifica que o candidato foi eleito e, com isso, está apto a tomar posse no cargo. A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso de eleições presidenciais, é o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que faz a diplomação, o que ocorreu na segunda-feira (12), em Brasília.
Seguindo a liturgia prevista na Constituição da Bahia, a entrega dos diplomas, assinados pelo presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, se inicia com os membros da chapa majoritária vitoriosa, representada pelo governador e vice-governador eleitos, Jerônimo Rodrigues e Geraldo Júnior respectivamente, o senador reeleito Otto Alencar e seus dois suplentes. Em seguida, são diplomados os 39 deputados federais e, depois, os 63 deputados estaduais.
Depois de diplomados, os eleitos aguardam para tomar posse de seus cargos. O governador reeleito começa seu novo mandato no dia 1º de janeiro; já os deputados estaduais, deputados federais e o senador serão empossados dia 1º de fevereiro. A 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) terá 25 novos deputados, a partir de fevereiro de 2023, representando uma renovação de 40%. Desse grupo, três já integraram a ALBA em outras legislaturas. Da atual 19ª Legislatura, seis deputados não se candidataram e outros seis concorreram a vagas na Câmara dos Deputados.