O Município de Conceição do Coité sempre revelou craques para o futebol profissional tendo começando no inicio da década de 1980 por Tuíca, Vandick, Rau, depois nos anos 90 com Samarone, Tony, Silva Baiano, nos anos 2000 Wallace, Inácio e Tobinha, entre outros. Na arbitragem revelou alguns talentos que alcançaram a filiação na Federação Bahiana de Futebol (FBF), e agora com plano de voo mais alto surgiu Joabe Oliveira. ele que começou apitar jogo em Conceição do Coité em maio do ano passado em campeonatos de base sub 11 e 12 até que foi convidado pelo diretor de arbitragem da Liga Coiteense de Futebol (LCF), Hidelbrando Mota para compor o quadro e por fim fez um curso na Federação Bahiana de Futebol (FBF).
Joabe tem 26 anos, é filho do saudoso Washington Oliveira de Jesus, popularmente conhecido por Fragú que atuou por vários anos no futebol amador de Coité e região apitando jogos de campo e futsal. Fragú morreu de infarto no dia 21 de fevereiro de 2021, aos 57 anos.
Joabe participou no último fim de semana da aula inaugural na Escola de Arbitragem em Sergipe onde reuniu futuros árbitros de vários estados, principalmente do Nordeste e foi ministrada por Marcelo de Lima Henrique um dos mais destacados árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). São dez meses de duração, aulas online e presencial e ao final cada participante vai sair com o Certificado de Aptidão Profissional reconhecido pela CBF. A Escola de Arbitragem Sergipe tem a direção de Ivaney Alves Lim, ex-arbitro da CBF e instrutor do curso.
“Nessa primeira ida, tive ajuda na matrícula, passagens e hospedagem. Professor Dendê (Hidelbrando) me ajudou, fez uma rifa, com árbitros, jogadores e amigos que compraram, e Davi da Farei e Wagner (WA) me ajudaram também”, revelou Joabe.
Fragú não queria que o filho fosse arbitro de futebol
Joabe revelou que sempre admirou a função de árbitro de futebol e ainda criança quando seu pai chegava, pedia os cartões e o apito para brincar com os colegas na frente da casa e ele negava, pois, não queria que ele seguisse a carreira, mas o destino está pedindo para que ele se especialize e em pouco espaço de tempo, ou seja, menos de um ano atuando, já vem se destacando e se aprofundando cada vez mais, algo que certamente se Fragú aqui estivesse ou se de alguma forma tiver acompanhando sua trajetória deve estar orgulhoso.