O mandato da Mesa Diretora dura dois anos, seus membros são eleitos pela maioria de votos dos vereadores. A eleição da Mesa ocorre no primeiro e no terceiro ano de cada legislatura.
No território do sisal, os presidentes das câmaras estão distribuídos em 13 partidos, sendo a liderança do PSD com 06 presidências e União Brasil com 03.
Nos primeiros dois anos das atuais gestões, apenas o prefeito de Conceição do Coité, Marcelo Araújo (União Brasil), não contava com um aliado na presidência da Câmara, perdeu a primeira disputa, mas no decorrer do mandato contou com a adesão do vereador Raimundo Carneiro (PSD) que em 2021 votou contra seu candidato, desta feita contou com o apoio de Carneiro e conseguiu eleger Nego Jai como presidente.
Em Queimadas, o presidente da Câmara de Vereadores, Agnaldo dos Santos Coelho, conhecido por Neto, foi reeleito. Ele havia sido escolhido em eleição realizada no dia 13 de dezembro de 2022, porém, o resultado foi anulado por causa de divergências entre as datas estabelecidas no Regimento Interno da Câmara e da Lei Orgânica do Município, e uma nova votação foi marcada para o dia 01 deste ano e ele confirmou a reeleição.
Neto, apesar de filiado ao PT, eleito em 2021 com apoio dos vereadores ligados a base do prefeito André Andrade (PT), na nova eleição da Câmara houve um divergência e o chefe do executivo não lhe apoiou e ele conseguiu os votos da bancada da oposição. Precisa saber agora a quem Neto vai ser fiel.
A nova Mesa Diretora será formada, além de Neto, pelos vereadores Léo da Educação (Republicano / vice-presidente), Valda (Republicano / 1ª secretária) e Litinho do Riacho (PSDB / 2º secretário).
O território do sisal é o que mais elegeu prefeitas em 2020, foram 05, dentre os 20 municípios. Também foram eleitas três vice-prefeitas, mas para presidente do poder executivo, apenas Mire, foi escolhida pelos colegas para presidir a Câmara de Lamarão nos próximos dois anos.
Veja quem são os presidentes das Câmaras dos municípios do Território do sisal
Araci – Guinha de Pascoal (PDT)
Barrocas – Guel de Quinca (União Brasil)
Biritinga – Zé Raimundo (PSC)
Candeal – Romário do Chapéu de Couro (Podemos)
Cansanção – Frederico Reis Careca (União Brasil)
Conceição do Coité – Nego Jai (União Brasil)
Ichu – Eugênio Carneiro (PSD)
Itiúba – Paulo Vinicius (PP)
Lamarão – Mire (PSD)
Monte Santo – Bira do Valtinho (PSB)
Nordestina – Lino (PSD)
Queimadas – Agnaldo dos Santos Neto (PT)
Quijingue – Espedito (PL)
Retirolândia – Anailton do Merim (PSD)
Santaluz – Sergio Suzart (Avante)
São Domingos – Agnaldo Freitas (PSD)
Serrinha – Reis (MDB)
Teofilândia – Carlinhos de Dâozinho (Republicano)
Tucano – Belmiro (PSD)
Valente – Tatau da Saúde (PSDB)