Após desistência do ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e ex-deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos), o ex-deputado estadual Tom Araújo (União Brasil) foi escolhido na manhã do último sábado (11) como o nome da oposição para concorrer à vaga no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM). Isso foi o que informou um interlocutor ao Bahia Notícias parceiro do Calila.
Ainda conforme o interlocutor, Nilo decidiu deixar a vaga para o colega por ainda almejar espaço no legislativo.
A base governista deve defender o nome da enfermeira Aline Peixoto, esposa do ex-governador da Bahia e ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Inicialmente, a bancada da maioria na AL-BA planejava indicar o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), que já afirmou diversas vezes desejar a cadeira no TCM.
Na manhã de sábado o presidente da AL-BA, Adolfo Menezes (PSD), informou que a votação que estava prevista para antes do Carnaval – segunda-feira (13) ou terça-feira (14), deve ocorrer após a festa momesca, pois tem que fazer todos os trâmites que a lei determina. “Eu cumpro o que está no regimento. Não é possível cumprir todo o rito antes do carnaval”, disse ao Metro1.
Prefeito de Salvador diz que Tom é o candidato da AL-BA
Neste domingo, 12, O prefeito de Salvador Bruno Reis (União Brasil ) comentou sobre a disputa à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios. Reis enalteceu o ex-deputado Marcelo Nilo (Republicanos) em conceder o espaço a Tom Araújo e indicou que Tom é o “candidato da AL-BA”.
“A oposição, mais uma vez cumpre o seu papel. Chegamos aos entendimentos, quero publicamente agradecer a Marcelo Nilo, como no gesto de elevado espírito público, abriu mão para que Tom pudesse ser oficializado como candidato, não da oposição, mas dos deputados. Essa vaga é da assembleia, a tradição mostra que é um parlamentar ou ex-parlamentar a ocupar essa vaga”, comentou ao Bahia Notícias.
Reis apontou ainda que Tom possui diversas qualidades para ocupar o cargo. “Tom é formado em direito, foi deputado, então escolhemos um nome que preenche todos os critérios técnicos. É um homem público exemplar”, indicou.
Wellington Passos Araújo, Tom Araújo é natural de Conceição do Coité município que governou entre os anos 2001 e 2004 quando tinha 24 anos, filho do ex-prefeito Hamilton Rios, irmão do atual prefeito Marcelo Araújo, genro do ex-deputado estadual Emério Resedá que depois de cinco mandatos se ‘aposentou’ e passou apoiá-lo, tendo ajudado na sua primeira eleição em 2010, e manteve o apoio nas eleições de 2014, 2018.
Treze meses antes da disputa do quarto mandato, Tom recebeu o disgnóstico de um câncer no intestino e passou por cirurgia em São Paulo. Ele teve boa recuperação e chegou a cogitar a disputa para um novo mandato, mas talvez por ter perdido importantes bases eleitorais no período de ausência para o tratamento de saúde, ele ouviu a família e optou por não disputar.
Tom deixou a Assembleia Legislativa da Bahia no último dia primeiro de fevereiro.