O Calila Noticias teve acesso através da Defensoria Pública do Estado (DPE) a relação das cidades baianas onde centenas de trabalhadores desembarcarão a partir desta segunda-feira, 27. Cerca de 150 pessoas que vinham trabalhando em condições análogas à escravidão em Bento Gonçalves – RS, são na maioria naturais do território do sisal, região de origem do empresário Pedro Augusto de Oliveira Santana, de 45 anos, responsável pela recruta dos trabalhadores, que acabou sendo detido e solto posteriormente após pagar fiança.
Pedro Augusto nasceu em São Domingos, então distrito de Valente, e segundo o Calila Noticias apurou praticamente não tem mais vinculo com o município, tendo inclusive levado seus pais para Bento Gonçalves.
O defensor público Rafael Couto, coordenador da Defensoria Pública em Coité disse ao Calila Notícias que está organizando a recepção dos trabalhadores com a Secretaria Municipal de Assistência Social, e que os trabalhadores de Salvador serão recepcionados na sede da Escola da Defensoria da capital.
O defensor disse que 9 trabalhadores desembarcarão em Coité e 52 em Serrinha. Os ônibus deixarão Bento Gonçalves na noite da última sexta-feira, 24.
Veja a relação das cidades que receberão os trabalhadores:
Dos 207 resgatados, 194 voltaram para a Bahia, estado de origem deles. Outros quatro baianos preferiram permanecer no RS. Nove são gaúchos e já voltaram pros municípios de origem: Montenegro, Carazinho, Rio Grande, Marau e Portão. As idades dos 207 resgatados variam entre 18 e 57 anos.