Uma das primeiras leis sancionadas pelo presidente Lula em seu mais recente mandato foi a Lei nº 14.519, de 05 de janeiro de 2023, que estabeleceu o dia 21 de março como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. É importante lembrar que essa lei foi assinada pelas ministras Margareth Menezes e Anielle Franco, irmã da vereadora Marielle Franco, assassinada em no Rio de Janeiro em 2018.
Essa lei é uma conquista dos praticantes das religiões de matriz africana, a exemplo do candomblé e umbanda, que ainda hoje sofrem intolerância religiosa e até mesmo violência contra os terreiros e pessoas adeptas dessas religiões.
Para comemorar o dia, os terreiros de candomblé e umbanda de Coité, representados por seus Ialorixás e Babalorixás, vão promover o 3º Xirê de Rua de Conceição do Coité/BA. Outros dois eventos da mesma natureza já aconteceram antes mesmo da promulgação da lei.
O que é Xirê de Rua?
Xirê de Rua é uma atividade pública em que os praticantes das religiões de matriz africana se reúnem para saudar os orixás através de danças e cantos. Qualquer pessoa pode participar e apreciar o Xirê de Rua, desde que respeite e siga as instruções das Ialorixás e Babalorixás.
Em Conceição do Coité, o evento vai acontecer na próxima terça-feira dia 21, a partir das 16h, saindo da praça do Centro Cultural.