A sociedade civil organizada e o poder público dos municípios de Valente e São Domingos no território do sisal realizarão um evento na cidade de Valente, neste sábado, 13. A manifestação traz como pauta a necessidade de somar forças no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas.
A concentração vai acontecer na Praça Nemésio Martins, em frente ao Colégio Estadua Wilson Lins às 08h30, em Valente e os participantes sairão pelas ruas da cidade para chamar atenção sobre a necessidade de se discutir e buscar iniciativas urgentes para evitar novos casos.
Diante dos últimos episódios de violência contra mulheres e meninas no Território e no município de Valente, foi constituida a Comissão pela Igualdade, composta por entidades da sociedade civil, escolas e poder público no intuito de mobilizar a sociedade para repudiar a violência contra mulheres e para pedir por justiça.
Além do movimento com faixas e cartazes pelas ruas, também haverá um momento de falas sobre os números crescentes de violência que atinge o público feminino desses municípios.
De acordo com a Comissão pela Igualdade, o evento é o primeiro de muitos que estão sendo articulados no intuito de tratar sobre o tema da violência e do reconhecimento pela igualdade de gênero.
Evento foi planejado antes mesmo da notícia do relaxamento da prisão de Saulo Carneiro que matou a ex-mulher e tentou contra a vida da ex-sogra no dia 18 de abril em São Domingos.
A Comissão pela Igualdade foi constituída tendo como foco principal duas graves ocorrências nos últimos 30 dias em São Domingos quando a técnica em enfermagem Juliana Rocha, 41 anos, foi assassinada a tiros pelo ex-marido Saulo Carneiro, no mesmo momento ele tentou também contra à vida da senhora Maria Luiza, 77 anos, mãe de Juliana e dias depois ocorreu em Valente uma tentativa de feminicídio contra uma jovem de 16 anos.
A manifestação já estava sendo esperando com grande expectativa e presença de público pelos recentes acontecimentos e deve ganhar mais força após a Justiça entender que por excesso de prazo no inquérito não poderia manter o autor do crime na prisão
Depois da repercussão do relaxamento de prisão de Saulo, uma comissão foi formada também em São Domingos que pede Justiça por Juliana Rocha e no domingo vai acontecer grande passeata pela cidade após uma concentração em frente a Prefeitura na Praça Izaque Pinheiro.
A organização sugere que as (os) participantes vistam-se de preto.