Na noite da última quinta-feira, dia 18, o Colégio Sônia Maria Silva realizou no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Queimadas, o I Seminário da Cultura Surda no município.
A palestrante do Seminário foi a Surda e Professora de Belo Horizonte (mais de 15 anos experiência), Renata Domingues, tendo como convidado o iraniano Surdo e bilíngue, Ranmed, e os intérpretes de Libras, Cleusa Canário e Joalisson Rebouças.
Estiveram também presentes no evento o professor e estudante de Libras, mediador e mestre de cerimônia do seminário, José Renato Gomes Santana, o vice-presidente da Câmara, Leonir Floriani, o vice-prefeito Cloudes Rios, a diretora do Colégio Sônia Maria Silva, Vanderlene Mendes, a secretária de Educação de Nordestina, Elaine Cristina Moura, membros da comunidade surda do território e dezenas de educadores dos municípios de Queimadas e Nordestina, prestigiando o seminário.
Para o mediador e principal idealizador do evento, professor José Renato, o seminário superou suas expectativas.
“Foi incrível, percebi o envolvimento e a emoção de todos os presentes. Momentos que pensei, tanto no evento, como depois, se era sonho ou realidade: Queimadas se destaca dentre as cidades circunvizinhas na realização desse evento, uma atividade inclusiva tão sublime como essa. Também me senti útil na vida dos surdos. Acredito que, a partir de agora, serão olhados de maneira diferente, como surdo de direito e não como “mudinho” ou “surdo-mudo”. Esse seminário também serviu muito de incentivo para pessoas estudarem Libras.”, declarou José Renato.
Segundo o vice-presidente da Casa, Leonir Floriani, foi uma honra para a Casa Legislativa receber um seminário de tal importância e magnitude.
“Tivemos hoje um evento magnífico e importantíssimo de conscientização e divulgação sobre a Cultura Surda, parabéns ao Sônia, e é um prazer estar aqui hoje representando a Câmara municipal e representando a pessoa do presidente Neto. É uma felicidade poder participar desse evento hoje e que está Casa esteja sediando este seminário, isto vem reforçar mais uma vez a sensibilidade do Parlamento aos movimentos e causas sociais.”, declarou Leonir.
Veja outras fotos
CN | Colaborou professor Sérgio de Mainar