Faltando um ano e cinco meses para a eleição que irá escolher os novos prefeitos, vices e vereadores, a movimentação em Retirolândia, município localizado no território do sisal, é muito grande para saber quem receberá “as bênçãos” do prefeito Alivanaldo Martins dos Santos (PSD).
Prefeito reeleito e bem avaliado, Vonte do Merin, como é conhecido, tem pelo menos cinco nomes que estão em pré-campanha para conquistar o apoio do chefe do executivo e a simpatia popular de forma que apareçam bem nas pesquisas de opinião pública, mesmo àquelas que não sejam divulgadas, mas com informações para direcionar o rumo dos partidos.
Os nomes mais citados dentro do grupo, todos podem ser candidatos, mesmo que não recebam o apoio do atual gestor, pois, todos têm legendas próprias.
Atualmente a vereadora Nayara Cunha (PT), conhecida por Nayara de Dió, ex-secretária de Assistência Social e secretária executiva do Consisal, consórcio que é presidido pelo prefeito Vonte e a pré-candidata mais próxima do prefeito.
Guene do Contador (PCdoB) vereador por vários mandatos, ele que em 2020 era cotado para formar a chapa com Vonte do Merin na condição de vice, mas pelo projeto de vitória do grupo abriu mão da vaga para Railton de Araújo Costa, mais conhecido como Rau (Solidariedade), na época vereador da bancada da oposição, aderiu e uniu forças e o objetivo foi alcançado. Com essa decisão Guene foi para reeleição de vereador e obteve a segunda maior votação dentre os eleitos, ficando atrás apenas de Nayara de Dió.
O vice-prefeito Rau, também trabalha seu nome para que seja aceito pelo grupo, mas tem como certo sua candidatura idenpendentemente de ser o escolhido de Vonte. Esta decisão foi tomada em uma reunião recente com a presença do deputado estadual Luciano Araújo, presidente do Solidariedade.
Dos nomes colocados “na rua”, apenas o fazendeiro Cassiano Rios, do PSD, não tem mandato e nunca foi às urnas testar seu potencial eleitoral. Se comportando com pré-candidato, vem frequentando todos os ambientes sociais e investindo em publicidade, a exemplo das transmissões dos jogos do campeonato de futebol local, cujo encerramento ocorreu no último domingo, dia 28.
Rumores nos meios políticos que Cassiano Rios tem a simpatia dos “Merins”, como é chamada a família do prefeito, cujo patriarca é o ex-vereador Antônio do Merim, pai de Vonte. O fato de Cassiano não ser do “mundo da política”, tem levado o questionamento dos outros pré-candidatos, mas falam que na hora de ajustar, para os “merins” não ficarem fora do pleito, teria o nome de Arlânio Martins dos Santos, que foi vice-prefeito de André Martins no período de 2013/2016.
Arlânio era o nome para disputar a eleição em 2016 pela oposição, mas por conta de um problema de saúde desistiu da disputa e foi substituído pelo seu primo, o atual prefeito Vonte do Merim, que derrotou o grupo liderado pelo “saudoso” ex-prefeito Advaldo Martins.
Arlânio é irmão do atual presidente da Câmara de Vereadores, Anailton Martins dos Santos.
A oposição ainda não tem um nome colocado na rua como pré-candidato.
Redação CN