Assesoria de Comunicação da prefeita de Monte Santo município do território do sisal, Silvania Matos (PSB), emitiu nota na tarde de segunda-feira, 12, sobre o episódio envolvendo seu irmão, Josué Matos, que atirou contra um homem em via pública na zona rural do município, na manhã do último domingo, 11. A prefeita disse que o irmão “agiu em legítima defesa”.
De acordo com afirmações de testemunhas, a vítima, conhecida como Gilvan, apoiava a prefeita e atualmente vinha fazendo críticas à atual gestão, demonstrando insatisfação com o governo municipal. Relatos dão conta que Josué, após uma discussão com Gilvan, deixou o local e retornou posteriormente portando uma arma de fogo, disparou contra a vítima e fugiu em seguida.
No comunicado diz que a ação foi o meio necessário para repelir a atitude da vítima, apontada como pessoa crítica ferrenha da gestão municipal e que o Josué “estava retornando da zona rural quando avistou Gilvan, na esquina de sua casa, com uma arma de fogo apontando em sua direção”.
Ainda de acordo com a nota, para se proteger, Josué teria atirado em Gilvan para “repelir a injusta agressão”, o irmão solicitou socorro médico, já que o mesmo apresentava sinais vitais e foi levado ao hospital. Não há informações atualizadas sobre o seu estado de saúde.
“Gilvan vinha reiteradamente proferindo diversas ameaças à prefeita, ao presidente da Câmara, Bira do Valtinho, e aos demais integrantes do grupo político liderado pela prefeita, chegando a afirmar que ‘a prefeita subiria ao palco no dia 28 [data da tradicional festa de São Pedro, no Povoado de Lagoa das Pedras], mas não desceria’”, diz trecho de nota.
O comunicado afirma ainda que o episódio não teve ligação com a política local e enfatizou que Josué Matos preservou a “própria integridade”.
Após as ameaças e críticas direcionadas à gestão, a prefeita Silvania Matos declarou ter “compromisso com a democracia e uma sociedade livre em que todas as opiniões sejam respeitadas”.
Veja nota na íntegra