Os pré-candidatos pelo PT de Valente demonstraram união para a sociedade ao desfilarem e fotografarem juntos durante os festejos juninos na cidade, no último final de semana.
Os pré-candidatos para a disputa por outros partidos começaram a ser definidos, até cedo demais, se comparado com o histórico de definições do município. Quem ainda não definiu foi o PT.
De acordo com o Diretório, o Partido do Trabalhadores primeiramente está fazendo o dever de casa. Na última reunião da executiva, foi definido que o partido do presidente da república e do governador do estado da Bahia terá nome para a Majoritária e foram lançados três possiveis pré-candidatos para a disputa do pleito. Por força legal, o partido só pode indicar um na majoritária.
Os nomes colocados para a disputa são Ismael Ferreira que governou o município entre 2013 e 2016 e não conseguiu se reeleger em 2020, José Silva, atual presidente da sigla no Município e da ex-vereadora Leninha atual presidente da CUT (Central Unica dos Trabalhadores) na Bahia.
Ao ser questionada como ficaria a definição, Leninha da CUT apontou uma saída: “quem vai ajudar a definir quem será o candidato a representar o partido deverá ser o governador Jerônimo”, indica uma saída Leninha, que já foi vereadora por três mandatos consecutivos no município.
Por outro lado, o presidente do PT local Zé Silva demonstra tranquilidade ao destacar que ainda é cedo para definir, e que na hora certa o partido definirá e sairá todos juntos em campanha: “historicamente, Valente nunca decidiu tão cedo. O PT terá candidatos, tanto que têm três nomes na disputa interna. Vamos dialogar com os partidos aliados, com as lideranças e com a população de Valente, assim como vamos ouvir nossas lideranças estaduais, a exemplo do governador Jerônimo”, afirma José Silva ex-diretor da FATRES, atual presidente regional da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional do Estado (CAR).
Ao ser questionado sobre o PT nunca apoiar, José Silva diz que “isso não é verdade. Na eleição passada, o PT apoiou um candidato da oposição com o nome do partido na vice (se referindo a Cézar Rios do Solidariedade e Iracema). O que não vejo sentido é uma chapa majoritária de oposição em Valente sem o PT nessa composição”, afirmou.
O São João ajudou a esquentar o clima político na cidade e o Partido do Trabalhadores. Pergunta que não quer calar: qual será a aposta do PT para próxima eleição: Ismael, José Silva ou Leninha?