O Esporte Clube Jacuipense que nos últimos dois anos se destacou no futebol baiano tendo sido vice-campeão em 2022 e 2023, tendo participação na Copa do Brasil, disputado a Série C em 2020 e 2021, caído para a D e feito boa campanha novamente em 2022, caíndo na fase do mata-mata para o América de Natal.
Neste domingo, 23, o time de Riachão do Jacuípe entrou em campo para enfrentar o ASA de Arapiraca fora de casa com remotas chances de terminar o primeiro turno entre os 4, até que tentou quando abriu o placar com Kanu de cabeça aos 31 minitos do primeiro tempo. Thiaguinho aos 15 minutos, mas seis minutos depois levou o empate através de Tahallyson. 1 a 1 foi o resultado do primeiro tempo.
No segundo o Jacupa ficou novamente na frente do marcador com gol de Thiaguinho aos 15 minutos, mas assim como no primeiro gol, no segundo também não demorou para os donos da casa chegar o empate que aconteceu aos 23 minutos através de Thallyson novamente e aos 32 Tito virou o jogo para 3 a 2, resultado final.
O resultado deixou o Leão do Sisal na lanterna do Grupo 4 com 15 pontos ganhos, 3 vitória e 6 empates. Marcou 20 gols e sofreu 19. Saldo + 1. Na vice-lanterna ficou outro clube baiano, o Atlético de Alagoinhas também com 15 pontos, mas teve uma vitória a mais.
Outro baiano do grupo o Bahia de Feira segue em frente, somou 21 pontos, e terminou o turno na vice-liderança.
Campanha ruim do Jacupa piorou com a perda de importantes jogadores no decorrer da competição
O bom futebol do Jacuipense durante o campeonato baiano contava com três peças importantes que davam equilibrio ao time, mas acabaram deixando o clube após o baianão, Welder, goleiro Jean e o atacante Jeam, as peças de reposição não foram a altura e certamente seja este o principal motivo da decepcionante campanha que começou com derrota em casa para o ASA (1×2) na segunda partida se recuperou e venceu o Sergipe fora (2 a 1); depois empatou em casa com o Atletico (3×3); empatou com o Bahia de Feira fora (2 a 2); perdeu em casa para o Retrô (0 x 1); ganhou do Cruzeiro de Alagoas por 4 a 1, resultado que colocou o time no G4.
Empatou com o Falcon fora (1 x 1); e novo confronto com o mesmo time venceu em casa por 2 x 0 na oitava rodada, estava firme no G4 e chegou ocupar a terceira colocação, mas a partir da 9ª rodada não venceu mais nenhuma partida. Perdeu de 1 a 0 para o Cruzeiro de Alagoas (fora); empatou com o lider Retrô por 1 a 1 (fora) 0 x 0 com o Bahia de Feira (casa); perdeu para o Atlético 1 a 0 (fora) empatou em 2 a 2 com o Sergipe (casa) e neste último jogo perdeu por 3 a 2 (fora).
A diretoria deve dispensar o elenco, já que a saída precocemente da Serie D o clube não tem nada para disputar praticamente nos próximos seis meses até o início do Baianão 2024.