Cerca de 50 estudantes universitários do Município de Monte Santo no território do sisal passaram por situação de muito constrangimento na tarde de quinta-feira, 24, quando o ônibus o qual viajavam apresentou problemas mecânicos na BR 116 Norte, em Tucano, município do mesmo território, porém distante cerca de 100 km do local de partida.
O ônibus fazia o trajeto de Rotina na condução dos universitários até a cidade de Paripiranga que fica no Nordeste da Bahia e faz divisa com o estado de Sergipe, normalmente faz a viagem com cerca de 4 horas de duração, segundo informações do site Monte Santo.Net, porém por volta das 15h o condutor parou no acostamento e comunicou o problema, para revolta de todos que alegaram ser um problema recorrente.
um Jovem estudante fez uma postagem em rede social classificando como descaso total, “como sempre a gestão atual tem deixado a desejar, há mais de 6 horas na estrada sem qualquer comunicação ou apoio de quem se diz responsável pelo transporte. Infelizmente este não é um fato isolado, desde o início da gestão estamos sendo transportados por ônibus sem a menor condição mecânica para tal função,enquanto isso os empresários ‘ganhadores’ do procedimento licitatório pouco faz para melhorar esta triste realidade”, criticou o estudante.
O aluno afirmou ainda que não é a primeira vez que enfrentam este problema: “Dias atrás foi o motor, outro dia o ar, outro dia os pneus estouraram, hoje foi o balão, responsável pelos freios e amanhã o que será?”
De acordo com o Monte Santo.Net, o veículo é contratado pela Prefeitura e ainda não se sabe em que condições este ônibus foi contratado e se estava com suas manutenções em dias e com condições de rodagem e segurança, mas segundo apurou, a prefeitura fez licitação em 2022 com valor de um milhão oitocentos e quinze mil trezentos e dezoito reais, ou seja, quase R$ 2 milhões para serem utilizados justamente para reparos de veículos escolares da frota municipal, ainda não se sabe se o valor foi realmente utilizando para a manutenção destes ônibus que se encontram em uma situação precária.
Outros detalhe relatado na reportagem com base na publicação dos estudantes é que o veículo consta visivelmente na sua plotagem o nome “A Pizadinha” e “Banda Brega e Vinho” o que causa até constrangimento durante as viajens, já que é um veículo que possivelmente, foi ou ainda é utilizando para transporte da Banda que pertence ao cantor Homero Silva, que foi, o primeiro secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Município da gestão da prefeita Silvânia Matos.
Ainda de acordo com a reportagem, em áudios vazados de grupos de WhatsApp também é possível ouvir o áudio com voz de Homero tentando resolver o problema.
O portal informou ainda que somente as 23h, os alunos foram finalmente comunicados que teriam que aguardar outro ônibus que estaria saindo da cidade de Cansanção [32 km de Monte Santo] para resgatar os alunos da estrada.
Até o fechamento desta reportagem não havia divulgação do horário exato que os alunos finalmente acessaram o ônibus que foi socorrê-los, porém o Monte Santo.Net informa que a espera durou cerca de 10h.