O CIDEM, projeto humanitário que promove a integração de forças militares e civis que agem em desastres, bem como, a qualificação profissional e da população diante de situações de Desastres em Massa foi realizado em Feira de Santana nos últimos 3 dias, uma troca de experiências em âmbito local, nacional e internacional com objetivo de aproximar a realidade acadêmica da realidade diária de profissionais que estudam, treinam e atuam em situações de desastres.
São ações solidárias para ajudar vítimas de desastres, marginalizados da sociedade e ajuda a comunidades necessitadas fazer parte das ações da equipe de organizadores e monitores do Projeto CIDEM.
O evento é uma iniciativa do Programa de Extensão Laboratório de Comunidade (PROLAC), do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Entre centenas de participantes das mais diversas entidades esteve presente a Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses que completou 6 anos de fundação no último dia 14 e já conta com o respeito e reconhecimento dos serviços prestados em Riachão do Jacuípe e cidades circuvizinhas que não contam com o SAMU e Bombeiro e os brigadistas tem realizado ações que, guardadas as devidas proporções, se assemelham aos profissionais do setor.
Lucival Souza reeleito recentemente presidente da Brigada Anjos Jacuipenses disse ao Calila Notícias que foi montado um cenário tipo uma barragem de grande porte que transborda causado grande tragédia e durante do CIDEM houve o treinamento de salvamento, tendo inclusive usado um helicóptero da GRAER (Grupamento Aéreo da PM-BA).
Val como é conhecido disse ao CN que foi mais uma grande experiência e só irá contribuir para ajudar ainda mais as pessoas que necessitarem. Um grupo formado por 7 socorristas da brigada participaram do treinamento.
Veja outras fotos