A Caravana de Direitos Humanos chegou ontem (28) em Serrinha, atendendo todo o território Sisal, que engloba 20 municípios. Em ato simbólico de abertura oficial da ação itinerante da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), realizado no Colégio Rubem Nogueira, sede da Caravana na localidade, o secretário da SJDH, Felipe Freitas, agradeceu aos parceiros envolvidos com a iniciativa e endossou a importância de interiorizar a agenda de promoção aos direitos humanos e acesso à justiça no estado.
![](https://i0.wp.com/www.calilanoticias.com/wp-content/uploads/2023/08/WhatsApp-Image-2023-08-28-at-15.52.06.jpeg?resize=699%2C466&ssl=1)
“Muito feliz e agradecido a todos os parceiros, gestores, movimentos sociais e estudantis, que aqui se fazem presentes e que somaram esforços, junto ao Governo do Estado, para atender mais um território com a Caravana”, agradeceu o titular da SJDH, Felipe Freitas. “Um território da dimensão do Sisal, receber uma ação como essa reflete o compromisso de uma agenda forte e articulada de promoção da política pública de direitos humanos e acesso à justiça do Governo da Bahia. Ao tempo em que a Caravana oferta serviços essenciais para o pleno exercício da cidadania e traz para o debate formativo oficinas e capacitações de educação e cultura em direitos humanos, formando gestores na ponta e qualificando a oferta dos serviços, ela se mostra como testemunho de que direitos humanos é uma agenda para todas as pessoas, que diz respeito ao direito de ser criança e de envelhecer, de não sofrer preconceito por ter deficiência, de exercer sua sexualidade e orientação sem violência e discriminação. Diz respeito a cada um ser e viver com dignidade e pluralidade no mundo” endossou Freitas.
![](https://i0.wp.com/www.calilanoticias.com/wp-content/uploads/2023/08/WhatsApp-Image-2023-08-28-at-15.52.14-1.jpeg?resize=699%2C466&ssl=1)
A ação da SJDH, em parceria com órgãos do poder público estadual e municipal, é direcionada aos segmentos da população socialmente vulnerabilizados, a exemplo de crianças e adolescentes, juventude, pessoa idosa, pessoas com deficiência, pessoas LGBT’s, e população em geral, privada do acesso aos seus direitos fundamentais ou com direitos violados, em alguma medida. “Ver que os estudantes têm lugar de fala numa ação como essa é muito importante para inserir os estudantes no contexto e debate dos seus direitos”, declarou a estudante e vice-líder do movimento estudantil de Serrinha, Maria Eduarda.
Serviços ofertados ao Território
Sisal é o segundo Território de Identidade contemplado com a ação este ano. Nesta segunda-feira (28), primeiro dia da ação, estão sendo ofertados workshops, palestras, oficinas e capacitações temáticos direcionados às equipes das gestões municipais, atores do Sistema de Garantia de Direitos e comunidade escolar. Já para amanhã (29), os portões do Colégio abrem às 9h para atender a população em geral, com a oferta gratuita de documentação civil básica (2ª via de RG e Certidão de Nascimento); atendimento jurídico; orientação ao consumidor, através do Procon-BA; atendimento para os serviços de água e luz, com a Embasa e Coelba; atendimento para o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); Serviços de Intermediação de Mão de Obra; de Assistência Social; atendimento de saúde (aferição de pressão, vacinas, glicemia); investigação de paternidade com teste de DNA; e muito mais. Estão previstos mais de 1,5 mil atendimentos, mediante retirada de senha.
![](https://i0.wp.com/www.calilanoticias.com/wp-content/uploads/2023/08/WhatsApp-Image-2023-08-28-at-15.52.22.jpeg?resize=698%2C465&ssl=1)
“A Caravana foi um presente não somente para Serrinha, como também para os 20 municípios do Sisal. Hoje, nossos técnicos vão passar o dia em capacitações para qualificar, ainda mais, a oferta de nossos serviços socioassistenciais. Uma parceria fundamental e que se preocupa com as políticas públicas voltadas às populações mais vulneráveis” reforçou a secretária de Assistência Social de Serrinha, Liz Oliveira, representando o prefeito Adriano Lima. Além dela, participaram do ato a superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Trícia Calmon; o superintendente do Procon-BA, Tiago Venâncio; representando o mandato do deputado estadual licenciado Osni Cardoso, Sandro Magalhães; a diretora do Colégio Rubem Nogueira, Judite Santana; representantes do Tribunal Regional do Trabalho; parceiros estratégicos e autoridades municipais.
Parceiros – Participam desta edição, as secretarias estaduais de Saúde do Estado da Bahia (SESAB); de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES/Programa Corra pro Abraço); de Educação (SEC); de Administração do Estado da Bahia (SAEB); Trabalho, Emprego e Renda (SETRE); de Planejamento (SEPLAN); de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP/ Instituto Pedro Mello/SPREV); além da Prefeitura Municipal de Serrinha, através das Secretarias Municipal de Assistência Social e de Saúde; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE); Fundação Pedro Calmon; do Ministério Público do Estado da Bahia – MPE; Ministério Público do Trabalho – MPT; Tribunal Regional do Trabalho – TRT5; da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – EMBASA; Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – COELBA; Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais da Bahia – ARPEN; Universidade Estadual da Bahia – UNEB; Universidade Aberta da Terceira Idade – UATI.
Ascom | Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH