A reportagem do Calila Notícias acompanhou minuto a minuto o evento na cidade de Quijingue no sábado, 23, que recebeu o governador Jerônimo Rodrigues para inaugurar diversas obras e autorizar a elaboração do projeto do asfalto do trecho de 42 km que liga Quijingue a Cansanção.
O CN traz aqui alguns assuntos que não teve relação com o ato e que chamaram atenção dos repórteres.
Futuros candidatos correndo trecho – Prefeitos, lideres politicos e representates de “bandas B” [grupos da oposição nos municípios] de vários municípios de três territórios do estado: Sisal, Nordeste II e Portal do Sertão, que estão trabalhando para disputar as eleições no próximo ano, estiveram presentes e não perderam a oportunidade de fotografar ao lado do governador e postar em redes sociais.
Vem na minha festa que eu vou na tua – O prefeito Nininho Góis disse que “age” como vaqueiro. “Quando sou convidado pelos colegas para festas e eventos em outros municípios, eu vou. Agora eles vieram à minha festa. Na vaquejada é a mesma coisa, vai na minha, que vou na tua”, disse Nininho Góis se referido a grande quantidade de políticos de outros municípios.
Presença de Santaluz I – O ex-prefeito de Santaluz, Júnior do Max, marcou a presença acompanhado dos vereadores Peu, Danda e Leu Reis, todos do PSD, de Roberto Santos (ex-secretário de finanças), do suplente de vereador Liu da Limpeza. Ao encontrar com o governador Jerônimo Rodrigues, Júnior do Max voltou a sinalizar que abriria mão para apoiar outro nome para prefeito no próximo ano que não seja ele e Quitéria [esposa que geriu o município entre 2017 e 2020], mas não abre mão que seja pelo PSD.
Presença de Santaluz II – O ex-prefeito e ex-deputado estadual Joélcio Martins também demonstrou desejo que o governo do estado tenha apenas um candidato a prefeito para derrotar o atual. Segundo ele, o município vem sendo administrado por “um prefeito irresponsável” que está endividando a Prefeitura. Mas colocou uma condição: “Que seja encabeçada pelo MDB”, disse.
Monte Santo e as bençâos de “São Jerônimo” – Todos os caminhos de Monte Santo levaram a Quijingue para receber as benções de “São Jerônimo”. O deputado estadual eleito pelo oposição, Laerte do Vando (PODEMOS), foi quem mais ficou perto do governador. Laerte começou a peregrinarão pelo Distrito de Algodões e finalizou na praça onde fez um discusrso de arrependimento e pedido de perdão ao chefe do executivo; “Se arrependimento matasse, teria morrido, não ter votado no senhor na eleição passada. Pode contar comigo na Assembleia e na política” disse Laerte. O pai dele, ex-prefeito e ex-deputado Vando, não estava lá para ouvir o discurso.
Itácia Andrade distante de Silvania Matos – Silvania Matos (PSB) e Itácia Andrade (PSD) que se juntaram na campanha municipal passada para disputar a eleição como prefeita e vice de Monte Santo e que saíram vitoriosas, começam a pré-campanha para as eleições de 2024 distantes uma da outra depois do rompimento e podem travar uma disputa, mas o PSD não disputará. O partido era controlado pelo pai da Itácia, o ex-prefeito Jorge Andrade, mas perdeu o comando para Silvava. Prefeita e vice de Monte Santo estiveram nos mesmos ambientes e palanque, só que uma lá e outra cá.
Quase vermelho – Demonstrando o desejo de ser “vermelho”, cor predominante do PT, partido ao qual pertence o governador Jerônimo Rodrigues, o deputado federal João Carlos Bacelar, do PL que fez oposição ao PT na Bahia e no Brasil, foi ao evento em Quijingue vestido de camisa “rosa”, ao ser questionado por Alex da Piatã a intenção de vestir aquela camisa. Jonga Bacelar como é conhecido disse que vive a transição e o rosa no degradê chega ao vermelho. Laerte do Vando também esfava vestido com camisa na cor rosa, será que está com o mesmo pensamento de Jonga?
Oposição e Situação de Cansanção também se encontraram por lá – Meio que sem jeito, o ex-prefeito Ranulfo Gomes e a esposa prefeita Vilma Gomes, do União Brasil, estavam no evento e ficaram no palanque oficial. Foi a primeira vez que o casal apareceu em um evento com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. A prefeita inclusive posou para foto enquanto era exibida para ordem de serviço pelo governador para elaboração do projeto para execução da obra asfaltica da BA 381. Do outro lado estava o rival político, ex-prefeito Ari do Almerindo.
Ex-prefeito Paulinho disse que está rompido com a prefeita Vilma Gomes
Paulinho foi vice-prefeito de Ranulfo Gomes, assumiu a prefeitura quando o gestor foi afastado pela Justiça, depois recebeu o apoio dele para concorrer para prefeito e venceu, mas na politica o mundo dá voltas e a situação mais recente é de rompimento. Paulo garante que existe o rompimento com grupo de Ranulfo e que está conversando com Ari de Almerindo que também confirmou o alinhamento com Paulinho e que, realmente o candidato será um dos dois para derrubar o grupo de Ranulfo.
Reunião do CONSISAL – Segundo informações que chegaram ao CN, a prefeita Vilma Gomes foi a Quijingue com a finalidade de participar de uma reunião do consórcio do sisal convocada para depois do evento do governo, porém não aconteceu devido a demora do ato com o governador Jerônimo que somente ele discursou por mais de uma hora, o prefeito de Retirolândia e presidente do Consisal, Vonte do Merim acabou fazendo uma reunião rápida na sombra de uma árvore na fazenda do prefeito Nininho, sem a presença de Dona Vilma, decidindo convocar uma nova reunião para esta segunda-feira, dia 25.
Nordestina de volta ao CONSISAL – A novidade deste rápido encontro do Consisal foi o anuncio da prefeita de Nordestina Eliete Araújo (PSD), que gostaria de retornar a casa, Ela havia migrado para o Consórcio do Piemonte Norte do Itapicuru. Fontes diseram ao CN, que ela migrou para o piemonte por conta de um desentendimento com André Andrade prefeito do município vizinho, Queimadas, quando era presidente da entidade.