“Sucesso é a palavra que define a quarta edição do Cicloturismo de Queimadas, realizado na manhã de domingo, dia 10”. Avaliação feita pelos organizadores. Aproximadamente 600 apaixonados pelo ciclismo promoveram uma grande confraternização pelas ruas da cidade que foram tomadas pelas “bikes” e pelas cores das equipes participantes.
Depois de um farto café da manhã, da bencão proferida pelo padre Francisco Pereira, eles saíram do Colégio Municipal de Toca da Onça, passando pela Barragem de Lucírio e Barragem da Leste onde os amantes do pedal puderam apreciar a beleza única da Caatinga e das margens do Rio Itapicuru.
Ao longo do trajeto, foram disponibilizados três pontos de hidratação, oportunidade para os participantes recarregarem suas energias e aproveitar música ao vivo, tornando a jornada ainda mais memorável. “Foi espetacular ver tantos ciclistas juntos em Queimadas que neste domingo foi a capital do ciclismo. Agradecemos a todos que acreditaram nessa ideia e que vieram participar e prestigiar a iniciativa”, destacou o prefeito, André Andrade (PT) através de sua assessoria de comunicação.
Já tramita na Câmara de Vereadores um projeto de lei de autoria do vereador Léo da Educação que visa reconhecer o cicloturismo como patrimônio histórico, esportivo e cultural do município de Queimadas.
Segundo um dos organizadores do evento, a intenção agora é incluir o cicloturismo no calendário de eventos da cidade. A realização do evento foi uma iniciativa dos grupo de ciclistas da cidade em parceria com Governo Municipal, por meio do Secretaria de Educação, Turismo e Esportes, e o apoio do comercio local.
Grupos de Feira de Santana, Riachão do Jacuipe, Nova Fatima, Serrinha, Conceição do Coité, Retirolândia, Valente , Santaluz, São Domingos, Pé de Serra, Capim Grosso, Ponto Novo, Mirangaba, Filadelfia, Quijingue, Nordestina, Cansanção, Monte Santo e Itiúba, além de outras cidades da Bahia, participaram do evento.
Após o desafio sobre duas rodas, o dia culminou em uma vibrante festa no Umbuzeiro Campo Clube, onde os participantes puderam confraternizar e compartilhar suas experiências. A impressionante paisagem e a hospitalidade da comunidade local encantaram os visitantes, que levaram consigo lembranças memoráveis.
CN | Colaborou professor Sérgio de Mainar