Acabou de ser publicada em uma das revistas científicas mais importantes do Brasil (Brazilian Journal of Botany) a tão esperada lista das plantas ocorrentes na Serra do Mucambo localizada em Conceição do Coité, território do sisal da Bahia.
A pesquisa foi realizada por botânicos e geógrafos vinculados à UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) e a outras instituições de ensino no país, a maioria deles natural de Conceição do Coité e Retirolândia.
Segundo os pesquisadores, as coletas de plantas na área foram iniciadas por volta de 2010 pelo Mestre em Botânica Denis N. de Carvalho e outros colaboradores foram se somando à equipe, incluindo as doutoras Reyjane Patrícia Oliveira, Aline Matos de Souza e Milena Evangelista dos Santos; a doutoranda Andreza Matos e a mestranda Ilana Oliveira, assim como os doutores Grenivel M. Costa, Rodrigo Lopes Borges e o mestre Matteus Freitas.
O artigo publicado contempla todos os grupos de plantas ocorrentes na Serra do Mucambo, sendo registradas o expressivo número de 365 espécies, muito maior do que o encontrado em várias outras áreas do domínio Caatinga, incluindo 307 Angiospermas (plantas com flores e frutos), 47 Briófitas (musgos e hepáticas), 10 Samambaias e apenas uma Licófita, conhecida popularmente como jericó. Árvores de grande porte são conhecidas na área, como ipês (pertencentes à família Bignoniaceae), barrigudas (Malvaceae), angico (Leguminosae) e aroeira (Anacardiaceae) ocorrem na área, além de bromélias (Bromeliaceae), orquídeas (Orchidaceae) e Begonias (Begoniaceae), dentre tantos outros grupos, estando agora formalmente listados e com amostras preservadas em coleções biológicas (herbários) especialmente na UEFS, UFRB e UFBA.
O estudo inclui a lista de todas as espécies identificadas, fotografias da área e de várias espécies, mapas de distribuição e informações relevantes sobre as mesmas. Pelo menos 37 espécies são exclusivas da Caatinga e oito do estado da Bahia, o que faz da Serra do Mucambo um importante remanescente da flora nativa da região. Várias espécies foram detectadas pela primeira vez no Nordeste e na Caatinga e pelo menos quatro delas estão ameaçada de extinção.
Esse trabalho é parte dos inventários sobre a flora do Território do sisal, que historicamente tem sido muito impactada pelo desmatamento, mas mesmo assim mantém áreas com alta riqueza de espécies, como é o caso da Serra do Mucambo. Infelizmente, foram registradas também muitas plantas invasoras dentro da área mais preservada dessa serra, o que gera preocupação dos especialistas sobre a urgência em estabelecer estratégias para sua conservação. Assim, a equipe espera que este inventário sirva como subsídio na tomada de decisões futuras sobre a flora da região, especialmente sobre a necessidade de garantir maior cuidado com esse importante patrimônio biológico.
A Serra do Mucambo fica na região de Salgadalia maior distrito de Conceição do Coité, considerado o ponto mais alto do Município, com 575 metros de altura. A distância da sede do município para a serra é de aproximadamente 7 km e por estar em local de facil acesso tem sido bastante frequentada por estudantes e trilheiros.