Dois jornalistas locais foram mortos e outro ferido num ataque aéreo israelense a um edifício residencial na parte ocidental da Faixa de Gaza, de acordo com um comunicado do Gabinete de Comunicação Social do Governo, controlado pelo Hamas.
Os jornalistas Saed Al-Taweel e Mohammed Sabah foram mortos no ataque aéreo enquanto cobriam a evacuação de um edifício ameaçado. Outro jornalista que estava com eles, Hisham Al-Nawajha, ficou ferido e atualmente recebe tratamento, de acordo com um comunicado escrito enviado à CNN por Salama Marouf, chefe do gabinete de comunicação social.
O escritório disse que tanto Al-Taweel quanto Sabah eram claramente identificáveis como membros da imprensa. Eles usavam equipamentos de segurança e marcas distintivas de jornalista, que, segundo o escritório, deveriam ser facilmente discerníveis pela aeronave.
“Horas antes, tínhamos alertado sobre as intenções agressivas da ocupação para com jornalistas e entidades de comunicação social, especialmente depois de várias sedes de meios de comunicação terem sido alertadas para evacuarem. Isto parece ser uma tentativa de abafar as verdades que relatam”, afirmou o comunicado.
As Forças de Defesa de Israel disseram à CNN que estavam analisando o relatório e acrescentaram: “Avisaremos quando tivermos informações sobre este assunto”.
Um vídeo visto pela CNN mostra o corpo de Sabah em uma maca, vestido com um colete azul à prova de balas com a etiqueta “imprensa” e cercado por outros jornalistas.