O Bahia deu mais um passo importante para se manter na Série A ao bater o Fortaleza por 2 a 0, neste sábado, 21, e alcançar a terceira vitória seguida. O Tricolor contou com gol do zagueiro Kanu, no primeiro tempo, e do atacante Rafael Ratão, nos minutos finais, para vencer e se distanciar da zona de rebaixamento. Já o Fortaleza, também com a cabeça na final da Copa Sul-Americana, amarga a segunda derrota seguida.
Primeiro tempo
A etapa inicial começou em ritmo lento e esquentou nos minutos finais. Depois de 20 minutos truncados, o Tricolor foi certeiro em cobrança de escanteio com Kanu para abrir o placar. A partir daí a partida ficou mais aberta. O Leão do Pici era comandado por Marinho, que gerava fúria dos dois lados com as faltas sofridas. Mas os visitantes só levaram perigo mesmo pela primeira vez aos 36 minutos, quando Marinho cobrou falta que tirou tinta da trave. O atacante voltou a chegar perto de marcar novamente na bola parada nos acréscimos, quando cobrou falta e exigiu boa defesa de Marcos Felipe. Já o Bahia não conseguiu aproveitar os espaços nos contra-ataques para levar perigo.
Segundo tempo
A etapa final foi de trocação, com o Fortaleza dominando a posse de bola, e o Bahia sempre perigoso nos contra-ataques. Logo aos nove minutos, Machuca cortou dois marcadores e quase empatou. Na sequência, foi a vez de o Bahia ter duas oportunidades com Cauly e Biel, mas eles finalizaram para fora. A melhor chance dos visitantes aconteceu aos 25 minutos, quando Lucero saiu na cara do gol e concluiu fraquinho. Contudo, na reta final, quem pareceu ter mais fôlego foi o Esquadrão, que emendou oportunidades com Diego Rosa e Raul Gustavo para ampliar. No fim, quem marcou foi Rafael Ratão, ao invadir a aérea e aproveitar bobeada da defesa adversária.
Com a vitória e resultados de momento da rodada, o Bahia ganhou duas posições e subiu para a 12ª colocação, com 34 pontos. Já o Fortaleza segue em 8º, com 42.
Próximos jogos
O Fortaleza já volta a jogar nesta terça-feira, desta vez contra o líder Botafogo, às 19h30 (horário de Brasília), no Castelão. Um dia depois, o Bahia visita o Cruzeiro, no Mineirão, às 20h.