A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, tem ganhado notabilidade na implementação de ações de proteção social. Entre os projetos desenvolvidos destaca-se a Ronda Maria da Penha, que acompanha mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medidas protetivas determinadas pela Justiça.

Por meio do Grupamento de Proteção à Mulher (Geprom), os agentes atuam diretamente na realização de rondas ostensivas, visitas frequentes e outras ações de monitoramento com o objetivo de garantir a segurança das vítimas. Atualmente, a unidade especializada acompanha 85 mulheres. Além disso, os agentes também realizam palestras educativas com foco na prevenção das ocorrências por meio da conscientização da sociedade sobre o tema.
Outra iniciativa de destaque é o Programa Ronda Escolar, que visa garantir tranquilidade e sensação de segurança nas unidades de ensino do município. O trabalho de intensificação das rondas escolares conta com o reforço do motopatrulhamento.

“São ações desenvolvidas com objetivo de manter um monitoramento efetivo e regular para afastar o público-alvo de qualquer situação de risco, proporcionando uma sensação maior de segurança que reflete positivamente em toda a população”, avaliou o comandante da Guarda Civil Municipal de Santaluz, Daniel Oliveira.
Fonte: Notícias de Santaluz