O assunto principal de quarta-feira, 25/10, no território do sisal sem sombra de dúvidas foi a presença da Polícia Federal na cidade de Queimadas para cumprir mandado de busca e apreensão na casa do prefeito André Andrade (PT), em alguns orgãos públicos, de servidores do município e laboratórios de análises clínicas.
A Operação São José tinha como o objetivo cumprir mandados judiciais decorrentes de investigação relativa a irregularidades na contratação de empresa para realização de serviços laboratoriais, vinculada ao próprio prefeito do município, com utilização de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Diante da repercussão negativa para o gestor, tão logo a PF havia deixado a cidade levando documentos, computadores, celulares e outros objetos para investigação, circulou um áudio do Doutor André como é conhecido o bioquímico que está no fim do segundo mandato, supostamente tentando atribuir um problema de cunho federal como sendo uma manifestação local e regional, ou seja, que a PF estaria na cidade por interesse da política local e do Calila Notícias que ele coloca como sendo ‘adversário’ por ter ‘dado o furo’ [primeiro a noticiar o fato].
Ele relata que a PF chegou em sua residência por volta das 05h30 e que os agentes foram muito cordiais, contou que uma agente desmaiou em sua casa, ele até citou o prenome da mesma, prontamente prestou atendimento. Andrade passou a contar algo que levou a crê que a política local pode ter sido determinante para que a PF estivesse na cidade para realizar busca e apreensão, pelo fato do vereador da oposição Leonir Florioni passar no momento como sendo testemunha. “Ai tem coisa, mais é preciso saber. Por quê naquela hora, naquele momento para servir de testemunha, o que ele estava fazendo ali naquela hora da manhã, então, alguma coisa tem no ar”, afirmou.
O prefeito em seguida começa a comentar a vida do vereador que segundo ele foi o que mais frequentou páginas policiais, inclusive em Nordestina. “Então se é pra gente ir pra guerra, nós vamos pra guerra com calma, com luta, porque eu sei que você está envolvido nisso”, disse ao se referir e Leo da Educação como é conhecido o vereador.
Após fazer o comentário sobre “a testemunha”, comentou sobre o site Calila Notícias como o primeiro a divulgar a matéria. Os questionamentos feitos também deixam dúvidas em relação ao trabalho da PF, ou seja, se realmente o que está escrito é verdadeiro. “De quem é o Calila? Quem é o repórter do Calila? Trabalha em que gabinete? Vocês devem imaginar de quem seja, e aí tem coisa”, afirmou. [Veja o que diz o Calila no fim desta matéria].
O prefeito em outra parte do áudio que parece ter sido gravado em uma participação em emissora de rádio, faz uma convocação para uma LIVE a ser realizada na Secretaria de Comunicação a partir das 19h.
LIVE
Teve início no tempo previsto e o prefeito esteve ao lado de Júnior, advogado e procurador do município e teve a duração de 51 minutos. Após as saudações pediu um breve tempo para contar sua história que é de uma familia com 13 irmãos, número do seu partido e da sorte de Zagalo e que não é fácil para a família (saber que ele passou por aquilo) quando incluiu filhos, netos, esposa; contou a sua trajetória estudantil, profissional e até ingressar na política. Contou também a trajetória frente ao município, dificuldade com a pandemia entre outros assuntos.
Doutor André relatou que a presença da PF em Queimadas foi em razão de um credenciamento em 2018, que ele preferiu deixar para o advogado explicar por melhor dominar o assunto. “Na minha análise não era necessário, bastava me chamar, eu ia em Feira, Salvador e até pra Brasília, ou mesmo via celular como é de praxe agora fazer audiência”.
A partir deste momento ele passou a relatar o ocorrido, assim como fez na rádio, contou com detalhes desde o momento que a PF bateu à sua porta. Disse que se foram atrás de milhões, encontraram alguns reais, “claro, prefeito não pode andar têso, precisa muitas vezes ajudar um amigo, até mesmo pra tomar uma pinga, uma cerveja com dez reais”.
No decorrer da entrevista disse que estava muito tranquilo, mas não conteve a emoção e precisou tomar um copo d’agua.”Claro que dói. Filhos, netos, irmãos, amigos, correligionários, vereadores…” [choro, lágrimas]. Em seguida criticou a política a qual chama de suja por parte da oposição.
O momento que mais chamou a atenção foi quando o prefeito se levantou e colocou um pé sobre a mesa e abaixou a meia para mostrar que não tem tornozeleira e fez o mesmo com outro pé. Disse que a Polícia Federal cumpriu seu papel e a parabenizou. “Agora o papel é nosso na nossa defesa. Vamos lá mostrar a verdade e a verdade vai prevalecer, como prevaleceu com Lula como prevaleceu com Wagner, Rui e outros, outros…”, afirmou.
“Não tenho medo da Polícia Federal, gostaria apenas que não fosse espetacularizado como foi hoje, oito viaturas, trinta e tantos agentes, quatro delegados, fizeram o trabalho deles, afinal de contas, estão ai para cumprir a determinação de um juíz que muitas vezes está baseado em informações que não são verdadeiras, vamos esclarecer e provar isso”.
Sobre o Calila
O prefeito não citou o CN não Live, mas pelo que falou na rádio e que tivemos acesso ao audio, aproveitamos este mesmo espaço para um breve esclarecimento.
A Agência Calila de Notícias e publicidades Ltda existe há cerca de 30 anos (antes Kallyla Publicidades) e começou na Rádio Sisal sob a direção de Valdemi de Assis com três programas próprios: Alô Sertão, Jornal das Oito e Mulher em Movimento (horários locados).
Por questões políticas a agência foi desligada da emissora em 2005. Em 2006 Valdemi de Assis chamou Raimundo Mascarenhas que atuava como repórter do Jornal das Oito para criar um Site e isto aconteceu como sociedade.
Frustrado com o ocorrido na rádio Raimundo Mascarenhas que nunca foi filiado a partido político, contrário de Valdemi, disse que o site seria criado para noticiar os acontecimentos com destaque para a região sisaleira e regiões vizinhas de maneira imparcial, onde tinha audiência na rádio e veio com este objetivo no site, embora muita gente não perceba, o portal não tem cunho político nem restrição a qualquer sigla, como a emissora citada e muitos blogs e sites do interior. Cortamos da própria carne quando noticiamos Valdemi de Assis locutor do PT de Coité nas eleiçoes de 2012, afastado pela Justiça, na ocasião o Calila publicou a decisão judicial por entender que a informação não deveria deixar de ser mostrada. Por ser considerado um locutor muito animado, a Justiça entendeu que ele fazia showmicío e por isso o suspendeu e 15 dias depois uma liminar permitiu seu retorno.
Se o leitor observar bem não vai encontrar com frequencia no Calila matérias nacionais e internacionais, pois, o nosso foco são informações dos territórios do sisal, Bacia do Jacuípe, Nordeste II, Piemonte Norte do Itapicuru, da Diamantina e Portal do Sertão.
Nas cidades deste território onde a PF ou outras forças de segurança chegaram virou manchete no Calila e sempre com a responsabilidade de apurar a fonte. No caso de Queimadas informações e fotos chegaram minutos depois, mas a reportagem só foi ao ar após acessarmos a página oficial da PF, assim, o prefeito André mente, quando diz que o site Calila foi o primeiro. Poderia ter sido, mas não tivemos segurança se as informações eram verídicas, em parte foram, o caso tinha relação com a saúde, mas que estaria envolvendo laboratório de pessoas ligadas a ele, somente chegou a nosso conhecimento na reportagem da PF.
Outra coisa que causa estranhesa é o fato de o gestor expôr uma situação de que a política local pode ter atraído uma busca e apreensão por parte da PF. Em uma dessas operações, o CN ouviu de um agente que Polícia Militar, Civil e nem mesmo o juiz sabem quando chegam nas cidades.
O prefeito está correto quando diz que por tudo que ocorreu não quer dizer que será condenado e que é uma prática comum a busca e apreensão a mando de um juíz.
O prefeito erra quando ao se referir ao CN diz saber quem é o reporter e a qual gabinete ele pertence, como se usasse esse elemento a mais, quem sabe para amenizar a situação de PF em sua casa. Valdemi de Assis é o repórter que ele se refere. Deixou de ser sócio do site em 2013, para assumir uma secretária em Coité e depois disso foi nomeado chefe de gabinete do deputado Alex da Piatã em 2015.
Vale ressaltar que não há nenhum favorecimento ao deputado Alex da Piatã pelo fato de ter o ex-sócio com cargo importante, ele transferiu a função para sua filha que inclusive originou o nome do site.
Por fim parabenizo o deputado pela ética de nunca ter interferido em nenhuma reportagem do site, muitas vezes procurado por lideranças com reclamações sobre alguma postagem que não agradaram, e como é comum no interior, é procurado por apoiadores, pensando na suposta influência dele para retirar a matéria e isto jamais ocorreu.
Portanto prefeito André, saiba que a pessoa que você cita, levando a entender que a reportagem sobre a PF em Queimadas tem cunho politico é equivocada, você não é o primeiro e certamente não será o último aparecer no site Calila caso algum tipo de operação aconteça.
Clique a assista a Live na íntegra – Inclusive tem a participação do advogado