Em um cenário político marcado pela desconfiança e apatia do eleitorado, surgem histórias que capturam a atenção das pessoas. Um caso recente é o de um pré-candidato a prefeito cuja atitude inusitada de renunciar ao salário e ao direito à reeleição tem chamado a atenção de milhares de internautas nas redes sociais. A decisão foi registrada em Escritura Pública.
O pré-candidato, Aquiles Nereu, advogado de profissão e que está em seu terceiro mandato como vereador pelo município de Retirolândia. “Ao abrir mão do salário e do direito à reeleição, busco transmitir uma mensagem de transparência, ética e altruísmo para o eleitorado”, afirma Aquiles.
A repercussão dessa atitude tem sido surpreendente. Nas redes sociais, o gesto de Aquiles, divulgado em um vídeo em suas redes sociais, tem rendido inúmeros compartilhamentos e comentários positivos.
Perguntado o por quê da decisão, Aquiles respondeu: “Trabalho desde a minha infância, estudei e cheguei exatamente onde eu queria estar, hoje não preciso do salário de político para o sustento de minha família, entrei nessa peleja, porque acredito que posso fazer algo por meu município e por aqueles que ainda não conseguiram alcançar seus objetivos, por isso, vou reverter esse valor em benefício dos mais necessitados”. Conclui Nereu.
Essa não é a primeira vez que ele surpreende a população com atitudes inusitadas, em 2019, período da Pandemia, abriu mão de seu salário de vereador para reverter em cestas básicas.
Aquiles é um dos candidatos da base do prefeito Vonte do Merim (PSD) que não irá concorrer no próximo ano, já que é reeleito. O gestor vive um drama para escolher apenas um, dos cinco nomes que já se manifestaram como pré-candidatos.