O sisal ao longo dos anos tem sido o principal motivo de visitas a cidade de Valente, principalmente a fábrica da APAEB que já foi visitada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, Lula, ministros, governadores, deputados e outras autoridades do Brasil e de missões internacionais.
Nesta sexta-feira, 20, a convite do superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Bahia o valentense Titta Ferreira, esteve visitando o município o secretário nacional da Agricultura Familiar Milton Fornaziere e na comitiva também fez parte o secretário de Desenvolvimento Rural Osni Cardoso, Rose Edna Mata Viana Pondé, diretora do Departamento de Apoio à Aquisição e a Comercialização da Agricultura Familiar e da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), deputado federal Joseildo Ramos (PT), a secretária de Política para Mulheres do Estado da Bahia Elisângela Araújo, Ismael Ferreira, ex-prefeito de Valente representando a APAEB e Emanuel Carneiro superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB/BA todos compuseram a mesa que incluiu também o prefeito de São Domingos Ilário Carneiro.
A primeira atividade do dia foi uma visita a uma propriedade rural na região do Povoado Itareru, onde um prototipo de uma máquina Faustino geração IX chegou como a maior revolução e foi colocada em funcionamento. A máquina é considerada completa e pode ser a solução em breve para os produtores de sisal.
Ao deixar a zona rural a comitiva se dirigiu até a Casa de Cultura Brasil na sede de Valente onde ocorreu um ato e na oportunidade Osni Cardoso e Milton Fornaziere anunciaram importantes ações para a cultura e comercialização do sisal. Foi anunciado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o investimento de R$ 10 milhões para compra da fibra do sisal da mão de famílias agricultoras.
Segundo a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural) a ação, que faz parte da parceria entre governos Federal e Estadual, está sendo formatada e vai ser articulada por meio da aquisição de produtos para formação de estoques públicos. Essa é uma estratégia de incentivo de plantio, garantia de preço mínimo do produto, asseguração de renda para o homem e a mulher do campo, além de regulação do abastecimento interno e consequentemente diminuição da inflação nos preços.
O secretário da SDR Osni Cardoso disse que a ideia é que a Bahia dê um salto na produção. “A seca voltou e precisamos motivar a cadeia produtiva. Esses investimentos vão facilitar para que muitas famílias voltem a produzir e obviamente a ter uma renda digna. Estamos falando de uma pluralidade de regiões que têm importantes produções, desde o território do Sisal, até em municípios de outros territórios, como Campo Formoso, Várzea Nova e Jacobina. O Governo do Estado está providenciando o aluguel de armazéns que estocarão estes produtos que posteriormente vão a leilão”, afirmou Cardoso.
O Calila Notícias marcou presença em Valente com a finalidade de acompanhar essa visita das autoridades e perguntou ao secretário Osni, se ele sai esperançoso de mais um encontro para discutir a cultura e comercialização do sisal, haja vista que muitas reuniões já aconteceram ao longo de décadas e ao que parece não foi colocado em prática, mas ele disse que há uma diferença dessa para as outras passadas, e que agora efetivamente vai ser efetivado os recursos – Ouça
O secretário nacional da Agricultura Familiar Milton Fornaziere que é gaúcho conheceu o calor do sertão tendo acompanhando in loco o trabalho da máquina Faustino, tocou no sisal in natura (palha) conheceu a fibra após o processamento na máquina, esteve na Casa Brasil onde anunciou importantes ações para beneficiar o sisal e por fim visitou a fábrica da APAEB onde o seu presidente do honra Ismael Ferreira pôde apresentar passo a passo do processo de fabricação de fios, cordas e tapetes.
Em entrevista para o Calila, Milton Rascunho como também é conhecido não escondeu a satisfação do que viu. Disse que por ser do Rio Grande do Sul conhecia pouco da cadeia do sisal, segundo ele vê aquilo com duas impressões muito grandes.”Uma que nós precisamos avançar na modernização da produção da matéria prima lá para o abricultor familiar que está no sol a sol trabalhando neste sentido. A necessidade do estado está junto com políticas nessa direção e acho que tem muita coisa bem encaminhada, feita pelos próprios produtores com máquinas mais modernas e conhecimento adquirido. E o segundo passo vim aqui conhecer a industria da APAEB de onde saio muito fortalecido na minha pasta, já que a gente cuida do cooperativismo e assosciativismo dentro de um modelo de proidução, dando qualidade e geração de emprego e principalmente agregação de valor final”, disse o secretário.
Rascunho conheceu dois galpões que estão sendo contruídos para ampliar a produção e armazenamento dos produtos fabricados na APAEB e garantiu que ali está o MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário) e Governo Lula apoiando – Ouça
Ismael Ferreira conhece a realidade do sisal como poucos, em seu discurso lembrou que há décadas participa de reunições para discutir a cultura da planta e assim como Osni Cardoso se diz otimista, segundo ele pela primeira vez está vendo uma ação mais concreta e direta, tendo indo ao campo ver o equipamento em funcionamento, antes falava em possibilidade e que agora o que se vê é uma realidade – Ouça
Joseildo Ramos é oriundo da região da laranja, Alagoinhas, mas garante que conhece esse ambiente do sisal há muito tempo, tanto no ponto de vista profissional como agrônomo do Banco do Nordeste quanto pela afetividade, já que sua primeira filha nasceu em Santaluz, portanto garante que conhece a região onde sempre trabalhou. Ele fez um breve comentário sobre o sisal – Ouça
Titta Ferreira não escondia a emoção e satisfação de poder contar com a presença de uma grande comitiva em sua cidade natal estando a frente da Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Bahia para poder ajudar os produtores de Valente e todo território do sisal. Segundo ele é muito importante porque é oriundo da cultura do sisal e o que lhe deixa mais orgulhoso é ter um governador como Jerônimo primeiro secretário de Desenvolvimento Rural, ter sido secretário nacional do MDA, chefe de gabinete do então ministro Afonso Florence, traz mais responsabilidade pra ele, e junto com os movimentos sociais desde que assumiu a pasta disse que era mais um braço dentro do governo do estado que sabe e reconhece o que é o sisal.
Titta explicou sobre a versão 9 da máquina Faustino a qual a comitiva foi conhecer – Ouça
Vonte do Merim prefeito de Retirolândia e presidente do Consisal consórcio público regional composto por 19 municípios disse que vem se reunindo e procurando alternativas para melhoria da cultura sisaleira e que o Consórcio numa parceria com a CAR (Companhia de Ação Regional) vem construindo um grande galpão dentro da área da APAEB, segundo ele tem que fortalecer o sisal, porque sabe da importância que é para região – Ouça
Veja fotos da visita a fábrica da APAEB