A Briagada Voluntária Anjos da Caatinga que há anos vem atendendendo solicitações diversas para prestação de socorro no município de Nova Fátima e região está com os serviços suspensos por tempo indeterminado, após a ambulância que eles utilizam apresentar problemas mecânicos com valor relativamente alto para o conserto, principalmente por ser uma prestação de serviço sem fins lucrativos.
Segundo o coordenador de operações Diego Sandes a ambulância foi adquirida há 4 anos com recurso dos próprios voluntários, com intuito de ajudar pessoas em caso de acidentes diversos.
Sua sede fica em Nova Fátima no território da Bacia do Jacuípe, mas atende Barreiros maior distrito de Riachão do Jacuípe, Gavião, São Domingos e Capela do Alto Alegre e até mesmo locais mais distantes caso seja solicitada.
De acordo com Sandes, em 2021 o deputado federal Zé Neto (PT) destinou uma emenda de R$ 220 mil para Prefeitura de Nova Fátima comprar uma ambulância e doar ao Anjos da Caatinga, mas até o momento não foi adquirida.
O Projeto Voluntário Anjos da Caatinga conta com a ajuda dos próprios voluntários e da população para manter o projeto. “Temos muita dificuldade, principalmente com equipamentos, combustível, alimentação dos voluntários, noventa por cento do recurso é do nosso bolso”, afirma Diego.
Para retornar o serviços, estão fazendo campanhas, rifas, pedágios solidários para adquirir recursos e comprar uma ambulância maior, enquanto busca uma resposta sobre o valor da emenda de Zé Neto se realmente foi efetivado.
Vale lembrar que a Bacia do Jacuípe não dispõe de Serviço Movel de Urgência (SAMU) e nem Corpo de Bombeiros, cujos serviços muitas vezes são prestados por pessoas que não recebem nada por isso.
É importante destacar também que as ocorrências crescem bastante neste periodo até o fim do verão e muitas vezes pessoas acabam perdendo a vida ou sequelas graves por falta de socorro adequado,