Em fase de extraordinária expansão a Faculdade da Região Sisaleira – FARESI, localizada no município de Conceição do Coité deu mais um importante passo com a implantação do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), cuja inauguração aconteceu na manhã desta terça-feira, 21, em um imóvel com instalações adequadas aos serviços que passam a ser ofertados na Avenida Senhora Santana, a mesma onde fica a a sede da Faculdade.
O ato contou com a presença de Karina Bemfica diretora da FARESI, advogadas: Tais Hurst coordenadora do Curso de Direito, Larissa Rocha coordenadora do NPJ, Rayane Mascarenhas coordenadora do Observatorio de Violência Contra Mulher, Assuscena Gordiano – defensora do NPJ e estudantes do curso de Direito da FARESI. O defensor público Rafael Couto prestigiou o evento, assim como Denis Rodrigues – subprocurador Fiscal e Tributário do Município de Conceição do Coité e Ana Karoline Silva -procuradora Assistente do Município de Conceição do Coité e membro integrante da Jovem Advocacia Coiteense OAB.
Ao fazer uso da palavra Karina Bemfica disse que “é mais uma grande conquista para região promovida pela FARESI, uma vez que o NPJ oferece assistência jurídica 100% gratuita para a comunidade. Entre os serviços ofertados estão: assistência jurídica sobre Direito do Consumidor e Direito Civil, salas de conciliação, sala de Observatório de Violência Contra a Mulher, entre outros”, afirmou.
Ainda segundo a diretora, a gratuidade dos serviços jurídicos prestados pelo NPJ não apenas democratiza o acesso à justiça, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. “Ao oferecer suporte legal sem custos para a comunidade, a FARESI assume um papel fundamental na mitigação das desigualdades, consolidando-se como agente de transformação social”, concluiu a Bemfica.
Tais Hurst disse que é um momento muito marcante para o curso de Direito e lembrou que este trabalho de atendimento ao público já vinha sendo feito, porém em outra sede que era compartilhada com outros cursos. “Agora a gente tem uma sede individualizada com infraestrutura completa para poder os alunos conseguirem fazer um atendimento de mais contato com a prática que eles vão ver após se formarem”, disse a doutora Taís.
A coordenadora do curso esclareceu que pessoas vão ser atendidas por estudantes, porém assegura que eles estão ali para aprender e se preparar para a vida prática, mas também estarão acompanhados por profissionais devidamente qualificados, a exemplo da doutora Assuscena Gordiano que irá acompanhar todos os atendimentos e encaminhamentos, como também a coordenadora do NPJ Larissa Rocha, que vai estar tratando não só de assuntos internos administrativos como também auxiliando e orientando os alunos no que for necessário.
Rafael Couto lembrou que a Defensoria Pública em Coité foi inaugurada em outubro de 2019, e agora, quatro anos depois a FARESI consegue trazer um novo marco do acesso a justiça de pessoas pobres. “Sabemos que no sertão há uma vasta quantidade de pessoas vulneráveis que necessitam acessar a justiça e de ter seus direitos garantidos. A defensoria pública não dá conta, o orgão não consegue abraçar todos que buscam o atendimento e hoje a Faresi consegue trazer um núcleo para poder dá suporte. Então, a defensoria pública está presente aqui hoje para poder saudar esse marco, Conceição do Coité já é promissora na educação, isso com base na Faresi que tem aluno de toda região do sisal e agora chegando de todo Brasil”, falou o defensor.
A palavra foi fraqueda a todos envolvidos neste processo e aos alunos do Curso de Direito (8º Semestre) Rodrigo Pinho e Fabiana Rios puderam falar da alegria de poder contar com o novo espaço que será de suma importância para a formação deles.
Veja outras fotos