O Calila Noticias tem visitando vários municípios da Bahia e conhecido a realidade e o desdobramento acerca da disputa das eleições municipais do próximo ano.
Em Barrocas, município caçulinha da Bahia localizado no território do sisal, que teve apenas 3 prefeitos até agora, já que foi reemancipado em 30 de março de 2000, começando com Edilson Lima que governou de 2001 a 2008, Almir de Maciel de 2009 a 2016 e José Jailson de Lima Ferreira, popularmente conhecido como Jai, irmão de Edilson, que também está caminhando para concluir o mandato de 8 anos, tendo iniciado em janeiro de 2017, tem uma missão bastante dificil, escolher apenas um, dos cinco nomes que circulam como pré-candidatos a sua sucessão no ano que vem.
Jai que foi eleito em 2016 pelo MDB e reeleito em 2020 pelo PSD, já está certo que não fará sucessor pelo PSD, já que perdeu o comando da legenda para seu principal opositor José Almir de Araújo, popularmente conhecido como Almir de Maciel (PT) que vai para o embate contra àquele que for escolhido por Jai.
Segundo o CN apurou estão sendo cogitados os nomes de Zé de Miguel atual secretário de finanças. Caso isso ocorra e seja eleito, Zé de Miguel fará trajetória política idêntica a de Jai, que atuou pela mesma secretaria pelo periodo de quase 12 anos, tendo começado no Governo de Edilson (dois mandatos) e parte da gestão de Almir. Estes dois ex-prefeitos que tiveram Jai como secretário, hoje são opositores politicos e estão unidos para derrotar o candidato que for indicado por ele. Alíás esse confronto já ocorreu em 2020 Jai contra Almir que tinha a esposa de Edilson na vice e Jai levou a melhor.
Também está ‘na fila’ esperando o possivel apoio o vice-prefeito Walmir Ferreira, o “Dida de Raimundo da Farinha”, que deixou o grupo da oposição e aderiu a situação com a proposta de fazer parte da chapa majoritária, foi eleito e reeleito na chapa com Jai e deve está aguardando o reconhecimento de Jai para ser o candidato à sucessão.
O presidente da Câmara, Miguel Carvalho de Queiroz, o “Guel”, era muito próximo politicamente do ex-prefeito Edilson Lima. Na divisão do grupo “Barrocas Livre”, Guel optou por ficar com Jai e também que ‘receber as bênçãos’ do chefe do executivo para ser o nome indicado por ele.
Leo do Hospital, com é conhecido o diretor do Hospital Municipal, é o sonho do vereador mais votado na eleição de 2020, Tonho da Loja. Tonho não pode ser candidato a prefeito por ser irmão de Jai, mas quer mostrar força dentro do grupo, indicando seu aliado, que tem muita confiança e por isso emplacou como diretor do hospital.
Joilson Avelino popularmente conhecido como Tita é o mais experiente de todos, herdeiro politico de Roque Avelino, que por um bom tempo liderou a oposição. Tita foi vereador, vice-prefeito de Almir de Maciel, candidato apoiado por Almir em 2016, mas acabou sendo derrotado por Jai e no decorrer do mandato se aproximou do grupo do prefeito e também aguarda um possivel sinal verde para quem sabe enfrentar o ex-aliado Almir de Maciel. Ele tem dito na imprensa que não há nenhuma possibilidade de ser candidato a vice-prefeito. Em outras eleições ele também já disse isso, mais recuou.
Pela oposição o mome de Almir corre solto
Na oposição, o ex-prefeito Almir de Maciel, corre solto, mantendo um grupo unido e respaldado pelo resutado da votação dos seus deputados na eleição de 2022, Sergio Brito, federal (3.045 votos) e Alex da Piatã, estadual (3.093 votos). Almir tem trabalhado para chegar forte na campanha do próximo ano, mesmo sem saber quem será seu concorrente.