O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, esteve no sábado pela manhã em São Domingos, município localizado no território do sisal, para entregar a revitalização do mercado. No trajeto até São Domingos, Cardoso disse que passou observando a seca que vem castigando a região e pôde ver de perto a situação de Retirolândia, Valente e o próprio município de São Domingos.
Osni disse que há pouco mais de uma semana o governador Jerônimo Rodrigues visitou todos os Ministérios que tem relação com o combate aos efeitos da seca e ao retornar montou um grupo de trabalho com a missão de apresentar um mapa das cidades baianas em situação de emergência para o Governo Federal, e um plano de atuação do Estado para os próximos meses para redução dos efeitos da seca, principalmente como a insegurança alimentar e hídrica.
O Grupo de Trabalho é composto pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Defesa Civil, Casa Civil, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Militar e Polícia Civil. Também participaram da reunião representantes das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Seades) e Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), além do Programa Bahia Sem Fome.
De acordo com o secretário, algumas destas ações já vêm sendo colocadas em prática, a exemplo da liberação para limpeza de aguadas e de tanques-pipa. “Aguardamos um volume maior de recursos do governo federal para aquisição de cisternas de polietileno por ser mais rápida para chegar a quem realmente precisa, aumento de carros-pipa pelo exército, entrega de palmas, compra e subvenção do milho pela CONAB, em fim, tudo isso está sendo pensado para diminuir o sofrimento do nosso povo”, falou Cardoso.
O secretário recomendou que todos os municípios decretem estado de emergência, pois, seca também trás dificuldades para alimentação humana e animal.
Valente
A vegetação completamente seca pode ocasionar incêndios de grande proporções
No momento, são 127 municípios em situação de emergência. O superintendente de Proteção e Defesa Civil, Heber Santana, ressaltou que o Governo estadual já está atuando nessas cidades com ações emergências. “Temos a Operação Água Potável em andamento, que leva água através de carros-pipa, distribuição de cestas básicas, uso de cisternas, e estamos buscando soluções, inclusive, mais definitivas para que esses problemas
Retirolândia – No Povoado de Tanque Novo, no limite com Santa Rosa, município de Conceição do Coité, o sisal está totalmente murcho e os motores parados.
São Domingos – O secretário Osni Cardoso liberou R$ 150 mil de recursos do PROMER para limpeza de barragens.
Ouriçangas – Até mesmo em municípios que não sofriam com seca está sendo afetado, é o caso de Ouriçangas no território Litotal Norte e Agreste baiano. A situação da seca também preocupa os agricultores familiares, mesmo com um índice pluviométrico bom, com mais de seis anos que não enfrenta uma estiagem longa como a dos últimos meses vem trazendo os produtores a repensar a forma de produzir e conviver com os efeitos climáticos. Com pouca infraestrutura hídrica e suprimento alimentar vem gerando impactos negativos na geração de renda, a cadeia da bovinocultura leiteira que tem um destaque no município teve uma queda drástica, três resfriadores alocados no município apenas dois está em funcionamento e ainda assim abaixo da capacidade de operação.