Surgiram comentários recentes que Francisco de Assis, o Assis do PT, ele que teve um mandato de 8 anos como prefeito de Coité, 2013 a 2020 que iria gravar um vídeo anunciando a desistência de sua pré-candidatura a prefeito de Conceição do Coité nas eleições de 6 de outubro, mas um vídeo gravado ontem (09) mostrar o contrário, ele afirma que está pré-candidato a cadeira do executivo.
Segundo ele, tem 40 anos de luta política e não ingressou na política para se dar bem pessoalmente e que entrou para melhor a vida do povo, pra colocar em prática a ideia de sociedade que ele acredita. “Eu já fiz tudo que poderia ter feito na política e poderia agora descansar, mas o dever me chama”, afirma,
No vídeo abaixo ele fala que tem o governador e presidente que são do seu partido, com a trajetório politica que tem e o mandato que fez de 8 anos, está credendiado a disputar novamente as eleições. Disse não aceitar a ideia que é culpado pela derrota do professor Danilo nas eleições 2020. Relata que derrotou o grupo dos vermelhos (o que se encontra no poder atualmente) por duas vezes nos últimos 50 anos.
Comenta sobre a candidatura de Danilo que embora tivesse sido como candidato ruim perdeu por pouco mais de 700 votos, que alguém queria impor uma candidatura do PSD que já tinha o deputado {Alex da Piatã] com o nosso apoio e queria colocar a prefeita também que para ele, isso não é união. Faz calculos e vê boas chances de vencer. Veja o vídeo
Ver essa foto no Instagram
Se confirmar, está será a quinta disputa de Assis para prefeito de Coité. Concorreu a primeira em 2000 e não obteve êxito, ficando em terceiro lugar, em 2004 concorreu para vereador e foi o mais votado. 2008 nova candidatura a prefeito e ficou em segundo, Alex da Piatã também concorreu e ficou em terceiro, sempre derrotado pelo tradicional grupo dos vermelhos em Coité.
Assis e Alex fizeram as contas e a soma dos votos obtidos por eles nas urnas em 2008 foi superior a votação de Renato Souza, e resolveram unir forças em 2012, Assis prefeito e Alex vice, venceram Renato que concorria a reeleição e quebram uma hegemonia de 40 anos dos vermelhos.
Na formação do governo, Alex foi nomeado como secretário de Saúde tendo ficado frente à Secretaria cerca de um ano e meio quando se afastou para concorrer ao cargo de deputado estadual pela primeira vez e conseguiu a cadeira no Legislativo.
Grupo continuou unido, Assis seria candidato a reeleição e como o cargo de vice era pra ser indicado por Alex da Piatã, chegaram ao consenso e o nome de Genivalda Pinto, Val, esposa de Alex foi a candidata a vice. No outro lado tinha Vertinho três mandatos, jamais tinha sido derrotado, na vice Renato Souza, àquela altura o que o grupo tinha de melhor para retornar ao poder, mas em 2016 Assis e Val fizeram a festa.
Val vice-prefeita assumia também a Secretaria de Assistência Social e seu trabalho ganhou grande destaque, de maneira que naturalmente às pessoas encontravam Assis e diziam a ele que venceria os vermelhos mais uma vez em 2020, agora com Val, o nome da vice era tão leve que não havia manifestação de nomes para candidatura de oposição, mas o deputado Alex da Piatã dizia que Assis era que indicava o nome para concorrer a sucessão, só que, conforme o vídeo, ele sempre defendeu que não podia ficar tudo em familia, que sempre condenou o grupo dos vermelhos que apoiava todos da mesma familia para todos cargos possiveis e que ele não faria isso.
Por fim, chegou a pré-campanha para prefeito, Val favorita para vencer o pleito, mas chegou o momento que Assis optou pelo então vereador professor Danilo que até então era tido como candidato bativel, que Assis estaria fazendo uma escolha que devolveria o poder ao grupo que tanto lutou para tirar. Mas prevaleceu a decisão de Assis, o PSD continuou com a opção de indicar o vice e assim fez. Indicou a ex-vereadora Rozana para vice de Danilo, e Val, se manteve firme no apoio, foi para campanha pedir voto, mas o candidato Danilo foi derrotado pelo atual prefeito Marcelo Araújo, filho de Hamilton Rios, que na ocasião ‘caiu de paraquedas’. Embora tenha vindo de berço politico, herdeiro de um dos maiores líderes da história politica coiteense, irmão do ex-deputado Tom Araújo, jamais se envolveu, ele sempre opotou pela carreira empresárial, tido como o maior exportador de sisal do Brasil, passou maior parte de seu tempo fora de Coité e por ter escritório nos Estados Unidos recebeu apelido dos adversários de “Americano”.
Marcelo venceu a eleição e não demorou muito para Assis decretar o ‘racha’ com Alex e nas eleições seguintes, estiveram no mesmo palanque para eleger Lula, Jerônimo e Otto, porém Assis apresentou aos seus ‘companheiros’, Osni Cardoso, do vizinho município de Serrinha como deputado estadual.